10 dicas para volta às aulas tranquilo e sem estresse

Chegou a época do ano em que os papais e mamães ficam com o coração mais apertado: o retorno das crianças para a escola. Isso porque, o processo pode ser bastante desgastante para toda a família que precisa reorganizar sua rotina em torno do dia a dia do (a) pequeno (a), não é mesmo?

E se não for conduzido de forma natural e em doses homeopáticas, a reintrodução no ambiente escolar pode ser bastante estressante e contraprodutivo para a criança.  Mas não se preocupe! Nós trouxemos 10 dicas para voltar às aulas, que vão te ajudar a garantir que essa atividade aconteça sem grandes dores de cabeça.  

Vamos lá? Continue a leitura para saber mais!

Como adaptar a crianças para a volta às aulas 

Lembra como era quando você voltava para a escola? A mistura de animação com medo e um pouquinho de vontade de continuar em casa, dormindo até mais tarde e passando os dias brincando?. Pois é, sua/seu filho (a) passa por essas mesmas etapas e, para alguns, pode ser mais difícil de aceitar a nova rotina. 

Mas existem alguns passos que transformam essa missão em uma ação conjunta e facilitada.  Vamos falar deles na sequência.

1.Fale sobre os medos

O novo assusta até os adultos, imagine as crianças que veem o mundo muito maior do que ele realmente é. Por isso, medos irão surgir:  será que vou me adaptar na nova turma? Vou conseguir acompanhar o ritmo e o que os professores ensinam? Meus novos colegas serão legais comigo? Vou conseguir ter tempo para continuar vendo meus amigos e brincando depois da escola?. 

Essas são algumas das preocupações que podem permear a cabeça do seu/sua filha (o). Por isso, converse abertamente sobre os medos que eles possam ter e deixe que seu pequeno ou pequena fale sobre suas inseguranças. 

Isso criará um vínculo forte e especial e reforçará que a criança poderá contar com você independente da situação, sem julgamentos.

2.Reintroduza a rotina pouco a pouco

Aqui, é necessário iniciar um pouco antes de as aulas começarem. A criação de cronogramas com as atividades que devem ser feitas pode ser um grande aliado para organizar e reintroduzir a rotina. 

O objetivo é não deixar tudo para última hora.  Separe o material, prepare a roupa para os dias seguintes, deixe lanches pré-prontos. Pequenas ações que irão facilitar a adaptação de toda a família.

3. Faça o ajuste do sono

Durante as férias, é normal que o sono da criança fique desregulado, afinal, quem não gosta de permanecer acordado até mais tarde curtindo uma brincadeira ou um filme em família, não é mesmo? E não tem problema! 

Mas conforme o volta às aulas se aproxima, é importante começar a introduzir horários para deitar e para acordar, gradualmente, até chegar ao horário que o (a) pequeno (a) precisará cumprir todos os dias. Desta forma, quando a escola estiver de volta, ele já estará acostumado com os novos hábitos.

4. Check-up antes da volta às aulas

Essa é uma das principais dicas para volta às aulas. Agende uma consulta de rotina com o pediatra e aproveite para atualizar a carteira de vacinação. 

Desta forma, você garante que seu/sua filha (o) esteja totalmente preparado(a) e com a saúde em dia para a maratona escolar, que como sabemos, pode afetar a imunidade do(a) pequeno(a) durante a adaptação.

5. Estimule a independência da criança

Durante as aulas, as crianças estarão longe dos pais e precisarão tomar suas próprias decisões, mesmo que pequenas. Por isso, estimular essas atitudes pode ser fundamental para uma volta às aulas sem estresse. 

Comece deixando-os escolher a roupa, o acessório ou o lanchinho que deseja levar para a escola, por exemplo.

6. Organize o material escolar

Uma atividade divertida para fazer com a criança, para já colocá-la no clima da nova rotina. Pegue a lista de materiais que a escola disponibiliza e vá às compras. Separe a quantidade necessária de cadernos, lápis e canetas, escolha a mochila, o estojo e o papel para encapar os livros. 

Depois, em casa, separe um espaço específico para armazenar esses materiais e dividi-los por categoria. Desta forma, ficará mais fácil encontrar quando precisar.

7.Defina uma rotina de estudos

Aqui, a dica para volta às aulas é criar um cronograma separado pelas matérias que sua/seu filho(a) tem e definir momentos do dia para que o/a  pequeno(a) possa estudá-las, balanceadas com os momentos de brincadeiras. Assim, a criança pode revisitar o que foi aprendido na escola ou fazer a lição de casa com total foco e dedicação.

8. Equilibre Estudo e Lazer

Muito ligado à dica anterior, esta é para lembrar que a escola  já é grande parte do dia do seu/sua filha(o), uma vez que ele passa diversas horas lá e depois terá seu momento de estudo em casa. Por isso, é importante que o(a) pequeno(a) tenha momentos reservados para brincar e para curtir tempo de qualidade em família. 

Leia também: A importância da interação social no desenvolvimento infantil e como promovê-lo.

9.  A alimentação é peça chave 

O que comemos é o grande responsável pela energia e disposição que temos. Por isso, preparar lancheiras saudáveis pode ser um desafio, mas é muito importante. 

Garanta que ele tenha porções de frutas, legumes,  pãezinhos mais saudáveis como os de mandioca e cenoura, e evite produtos industrializados ou ricos em açúcar e sódio. Por exemplo, ao invés de enviar um refrigerante ou achocolatado de caixa, envie uma água de coco ou um suco de fruta.

Uma boa dica é aproveitar as sobras do almoço e da janta, que você pode congelar, e utilizar na montagem das lancheiras depois, principalmente com os legumes. 

10. Cuidado com as cobranças

Lembre-se, a criança está se readaptando a uma rotina. E assim como nós adultos temos muita dificuldade em voltar a trabalhar depois de um longo período de férias, eles também passam pelo mesmo processo com a escola. 

A resistência e a preguiça vão acontecer, mas antes de forçá-lo a fazer algo que não quer ou dar broncas,  procure entender o motivo e conversar com o(a) pequeno(a), para chegarem em um acordo em comum.Esperamos que tenha gostado das nossas dicas para volta às aulas, e agora é hora de colocar em prática! Aproveite e leia também sobre os 10 benefícios de aprender inglês na infância.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *