A importância das atividades extracurriculares no desenvolvimento infantil

O desenvolvimento cognitivo e social da criança e do adolescente está dentre as maiores preocupações dos pais. Afinal, queremos que nossos filhos tenham uma formação completa e o mais rica possível, preparando-os para os desafios da vida adulta.

Neste caminho, promover recursos para aprofundar as  soft e hard skills são de extrema importância, e é neste contexto que as atividades extracurriculares entram. 

Mas para você entender melhor como elas podem ajudar no crescimento e no desenvolvimento psicossocial da criança e até na descoberta de talentos, nós preparamos este texto. Continue a leitura!

O que são atividades extracurriculares e quando começar

É toda e qualquer atividade realizada extraclasse, ou seja, fora do horário escolar, que vá ajudar a complementar, fortalecer a formação e desenvolver as partes físicas e mentais da criança e do adolescente. 

Em matéria publicada no site do Ministério da Educação, a presidente da Associação Brasileira de Psicopedagogia, Quézia Bombonatto, “acredita que toda atividade cumprida dentro de um projeto pré-elaborado, seja um trabalho de estimulação cognitiva nas diferentes áreas, seja de atividades de desenvolvimento socioafetivo, traz um ganho significativo tanto no desempenho acadêmico quanto na formação geral do indivíduo”.

Em alguns casos, as atividades podem começar aos 6 meses de idade¹, como o ensino de natação ou música. Mas são mais comuns em idade escolar, quando a criança já tem maior capacidade de socialização e participa mais ativamente, principalmente as que exigem o ensino de uma nova língua, que usualmente começa aos 4 anos¹. 

Tudo vai depender de qual o seu objetivo com a criança e qual tipo de habilidade está querendo desenvolver, já que cada uma leva um tempo e necessidades diferentes.

Para que serve a atividade extracurricular

Como já citamos anteriormente, atividades extracurriculares irão ajudar no desenvolvimento mental, físico e social da criança. Além disso, também auxiliam os papais que precisam trabalhar fora e podem deixar os seus filhos aprendendo e se divertindo, enquanto descobrem uma nova habilidade.

Só há uma regra: tomar cuidado para não sobrecarregar a agenda dos pequenos com muitas atividades simultâneas. Escolha as que ele mais gosta e tem afinidade e invista nelas.

Além disso, elas também trabalham na dificuldade de aprendizagem e convivência. Por exemplo, clubes de xadrez ou de leitura são ótimas opções para crianças com dificuldades de concentração. Já um esporte, teatro ou outras atividades em grupo, o ajudarão a se tornarem mais sociáveis.

No geral, a criança vai desenvolver aptidões como:

  • Criatividade;
  • Atividades Físicas;
  • Trabalho em equipe;
  • Desenvolvimento de múltiplas inteligências;
  • Relação interpessoal;
  • Fortalecimento de novas competências;
  • Autoestima e confiança.

Leia também: O que são inteligências múltiplas e como desenvolver nas crianças.

Tipos de atividades extracurriculares

De natação aos cursos de inglês  ao judô e música. São muitas as opções de atividades extracurriculares ofertadas tanto pela própria escola do seu/sua filho(a), quanto por entidades como a Happy, que é a maior escola de habilidades do Brasil.

Elas podem ser praticadas individualmente ou em grupo, no formato de atividades culturais, como música, teatro, dança, circo, etc.  Intelectuais como robótica, programação, o ensino de uma nova língua, clube de leitura, entre outros, e esportes como vôlei, basquete, futebol, lutas, etc.

A importância da atividade extracurricular para aplicação na Faculdade

Se o seu/sua filha(o) deseja estudar fora do Brasil, as atividades extracurriculares serão fundamentais para o seu currículo. Isso porque, o processo para entrar em uma faculdade no exterior não passa pelo tradicional vestibular brasileiro que estamos acostumados. Eles irão levar em conta das notas do aluno às atividades que ele se envolveu tanto para seu crescimento, quanto para o da sociedade.

Sim. Trabalhos voluntários, que de alguma forma contribuem para o melhor funcionamento da sociedade e para o desenvolvimento dos indivíduos, também são consideradas extracurriculares e vão contar no application – ou seja – todos os documentos que o candidato deverá apresentar para a faculdade desejada, a fim de conquistar uma vaga.

Entendeu porque estas atividades são tão importantes no desenvolvimento dos seus filhos? E para quem quer começar, a Happy pode ajudar. 

Com cursos que desenvolvem desde um segundo idioma à educação financeira, trabalhamos com uma metodologia de ensino própria, a Lean Education Technology (LET), que desenvolve soft skills, competências socioemocionais e muito mais, por meio de ferramentas como o Lean Startup, que privilegia a criação e a interação entre pessoas e o Design Thinking, que busca soluções concretas para problemas reais.

Se interessou? Fale com a gente e escolha agora a melhor atividade extracurricular para seu filho.

Referências

¹ATIVIDADE EXTRA PARA CADA PERFIL DE CRIANÇA. [S. l.], 2 jan. 2012. Disponível em: https://www.cneconline.com.br/noticias/atividade-extra-para-cada-perfil-de-crianca/#:~:text=As%20atividades%20corporais%20e%20art%C3%ADsticas,de%20meia%20hora%20de%20dura%C3%A7%C3%A3o. Acesso em: 2 fev. 2024.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *