A importância da interação social no desenvolvimento infantil e como promovê-la

Uma das principais preocupações dos pais e responsáveis é sobre o desenvolvimento do filho como um cidadão saudável, sociável e bem-sucedido, não é mesmo? E é normal pensar nesses pontos, assim como é muito importante buscar desenvolvê-los da melhor forma. 

Mas você sabe qual a importância da interação social no desenvolvimento infantil? Quanto a conexão de crianças com outros pequenos da mesma idade podem influenciar positivamente nesses fatores?

É sobre isso que vamos falar hoje. Siga a leitura e saiba mais:

Qual a importância da interação social para o desenvolvimento infantil e humano?

Você provavelmente já leu ou ouviu a frase “a interação social é a origem e o motor da aprendizagem e do desenvolvimento intelectual.”, certo? 

Ela foi dita pelo teórico sócio-interacionista, Lev Vygotsky. Ele afirma que cultura e linguagem só podem ser adquiridos por meio da interação social, assim como o estímulo ao raciocínio e ao desenvolvimento interno do indivíduo. 

Em resumo, o convívio com outras crianças é essencial em todo o processo de aprendizagem, desde o desenvolvimento da linguagem infantil, do cognitivo e até mesmo na constituição do próprio indivíduo e como agir.

Além disso, também possibilita adquirir a capacidade de:

1. Cooperação entre indivíduos

A interação social entre crianças possibilita, em primeiro lugar, as brincadeiras e atividades em grupo, até porque nenhum pequeno quer brincar sozinho. 

Além disso, na escola eles também estão sempre sendo estimulados a trabalhar em grupo ou dupla para realizar as tarefas. 

Ambas as interações são indispensáveis no desenvolvimento dos pequenos porque estimula a cooperação, algo tão indispensável durante toda a vida, possibilitando que ela crie relacionamentos mais sólidos e duradouros.

2. Dividir suas coisas com os outros

Normalmente as crianças possuem maior dificuldade em dividir, até mesmo os que têm irmãos. É importante lembrar que antes de irem para a escola, os pequenos costumam ser um dos (se não o único) centro das atenções. Assim como os brinquedos costumam ser divididos por criança, ao invés de serem de uso comum para ambos.

Quando, desde novinhos, são estimulados a conhecer outras crianças e dividir suas coisas com eles, fica bem mais fácil e natural que aprendam essa habilidade — o que é muito importante para criar laços saudáveis e duradouros.

3. Aprender a se expressar e impor/respeitar limites

Se expressar é essencial em diversos cenários, tanto para pedir ajuda, manifestar seus sentimentos, quanto para comunicar-se com outras pessoas e crianças de forma efetiva e sincera. 

A importância da interação social no desenvolvimento infantil, nesse caso, é que por meio de interações com outros, os pequenos vão aprendendo como se impor e também como as outras crianças reagem às suas falas. 

Por exemplo, se ele percebe que a maioria dos amiguinhos ficam bravos ou choram com o jeito que ele fala, mesmo tendo boas intenções, provavelmente ele está sendo grosseiro e precisa procurar formas mais leves de falar as coisas.

Da mesma forma que, quando fazem algo que não o agrada, ele vai aprendendo a dizer que não gosta daquilo ou a comunicar um adulto. Assim, aprendendo a impor limites para si, respeitar o dos outros e também a buscar ajuda.

Confira também: fases do desenvolvimento infantil.

4. Sentir empatia

É por meio das interações sociais que, aos poucos, os pequenos começam a se pôr no lugar dos outros e, assim, a ter maior senso de empatia. Na escola, também, é comum que os professores realizem dinâmicas voltadas ao desenvolvimento desse conceito em sala de aula.

5. Crescer com melhor saúde mental e física 

Não é surpresa que se socializar faz bem para a mente e o corpo, certo? Pois é, o contato social de qualidade evita os sentimentos de solidão, previne depressão, ansiedade e alto estresse, e também ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares ou demências. 

E acredite, é possível que crianças sintam todos esses sentimentos intensamente dependendo do ambiente inserido, por isso, na dúvida, é sempre bom estimular um bom convívio social.

Como os pais podem auxiliar na interação social infantil?

As interações sociais vão além daquelas com pais, tios e parentes (que também são importantes), elas precisam abranger crianças da mesma faixa. Por exemplo, com as crianças de férias, é essencial entrar em contato com outros pais para marcar momentos entre os pequenos em parques ou na casa um do outro. 

Além disso, durante o ano é sempre bom acompanhar como está sendo a socialização do filho(a) no colégio e buscar formas de promover mais contato social nas horas vagas, como por meio de cursos extracurriculares infantis e outras atividades. 

Esperamos que o conteúdo tenha sido claro sobre a importância da interação social no desenvolvimento infantil e o quanto ela influencia na vida dos pequenos. Caso perceba que seu filho possui alguma dificuldade, mesmo com ações para ajudá-lo, busque um pediatra e converse com os responsáveis no colégio. Até a próxima!

Conheça nossos cursos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *