A educação é o processo de facilitar a aprendizagem ou a aquisição de conhecimento, habilidades, valores, crenças e hábitos. Os métodos educacionais podem incluir narração de histórias, discussão, ensino, treinamento e pesquisa dirigida para sua estruturação, o que nos faz questionar: o modelo educacional está realmente atualizado com o que é exigido pelo mundo atual?
A educação contemporânea permanece orientada para as provas, baseando-se em memorização e exercícios mecânicos como uma abordagem primária, e usa das pontuações dos testes como o critério único para avaliar os alunos. De certa maneira, esse método, que é aplicado em boa parte do mundo, pode apresentar bons resultados nas avaliações, mas limita todas as habilidades criativas e inovadoras dos alunos. É um monopólio educacional, onde as escolas não se importam realmente com a necessidade dos seus alunos e continuam oferecendo técnicas ultrapassadas, enquanto os estudantes e pais continuam consumindo por acreditar que é o melhor produto oferecido.
O mundo precisa de um sistema de educação que incentive e estimule as crianças, proporcionando-lhes o aprendizado de que precisam – e merecem – para desenvolver seu potencial. Isso significa fornecer um currículo de aprendizado prático e profissional, juntamente com o estudo teórico. Essa necessidade de mudança nunca foi tão urgente! Não é devido à culpa exclusiva de qualquer indivíduo, escola ou qualquer partido político, mas devido ao simples fato de que o mundo mudou – e nosso sistema educacional não mudou rápido o suficiente. De fato, é um método amplamente baseado em um sistema desenvolvido há mais de um século, com um modelo de ensino industrial onde as crianças são colocadas em uma fileira de aprendizado, classificadas, saturadas de matérias e enviadas para a sociedade com funções pré-determinadas.
Devemos reconhecer que os jovens são indivíduos com diferentes talentos e sonhos. Como tal, nem todas as crianças aprendem da mesma maneira. Assim, apoiar os jovens a descobrir o que eles gostam e no que eles são bons é essencial. Precisamos avançar para um sistema de customização, baseado em um forte núcleo de habilidades e conhecimentos essenciais, que permita aos jovens desenvolver seus próprios talentos e aspirações particulares. E também devemos encorajar e apoiar professores e escolas na resposta de diferentes métodos de ensino. Os jovens vão aprender a enxergar a aprendizagem como algo importante, significativo e valioso e, que se deve aprender pelo conhecimento e não por qualquer outro motivo. E apenas assim, estudantes vão entender o poder do conhecimento em todo seu aprendizado ao longo da vida.
Métodos inovadores ao redor do mundo
Novos modelos de ensino, que propõem um maior protagonismo do aluno e veem o professor mais como um auxiliar na aprendizagem do que reprodutor de ideias, estão espalhados por países como Estados Unidos, Europa e Ásia e mostram resultados inspiradores para a educação do nosso país.
A Escola da Ponte, em Portugal, por exemplo, já estabeleceu a prática do ensino onde os estudantes escolhem em quais conteúdos precisam se aprofundar. Os professores atuam como orientadores e acompanham os estudantes de modo individual e diferenciado, tendo em conta as necessidades e especificidade de cada um. Em vez de um único professor, os estudantes acessam todos os orientadores educativos, que os acompanham tanto nas questões de aprendizagem acadêmicas quanto comportamentais.
Outro projeto educacional incrível é a “School In The Cloud”, ou “Escola na Nuvem”, criada a partir de um experimento do indiano Sugata Mitra. Mitra instalou computadores em comunidades pobres da Índia e deixou que crianças aprendessem, por intuição, como lidar com as máquinas. Os resultados surpreenderam e foi observado que as crianças ensinavam umas às outras como navegar. Aos poucos, Mitra foi inserindo conteúdo escolar nos computadores e, após alguns meses, aplicava testes. As crianças não apenas aprendiam grande parte do conteúdo, como desenvolveram a habilidade no inglês, que não era a primeira língua de muitos, mas a única opção disponível nos computadores.
Países como a China e Cingapura também se concentraram nos últimos anos no desenvolvimento de habilidades em crianças desde os primeiros anos da escola e os resultados estão sendo colhidos no exorbitante crescimento industrial e tecnológico de ambos os países. Mostrando que nunca é cedo demais para crianças de todas as idades começarem a se preparar para uma carreira profissional, especialmente aquelas que estão interessadas em tecnologia. O mundo em que vivemos hoje continua dependendo cada vez mais de habilidades digitais e as ofertas de trabalho na àrea da inovação e tecnologia estão em alta demanda. Agora que essas carreiras são um grande foco no mercado, aprender a habilidades tecnológicas é essencial para qualquer carreira bem sucedida.
Novos modelos de educação mundial aplicados no Brasil
No Brasil, há escolas que já estudam a aplicação destes modelos de educação mundial no currículo escolar. A proposta da instituição é colocar fim a divisão de alunos por séries e salas de aula e agrupar os estudantes em áreas de interesse de estudo. Portanto, não haveriam turmas, e nem avaliações com base na aplicação de provas e desempenho analisando os boletins escolares.
Outros colégios e até universidades brasileiras também já adotaram métodos de educação do exterior. Um deles é conhecido como sala de aula invertida. O conceito, nada mais é, do que alunos estudam o conteúdo, em casa, fazem exercícios e, no ambiente escolar, tiram dúvidas com os professores do material estudado. Os novos modelos de educação mundial ainda incentivam o trabalho em grupo e levantam questões, ideias e estimulam iniciativas dos estudantes, por meio de aulas práticas, debates e outras atividades.
Outra proposta dos novos modelos de educação é fazer com que os professores tenham mais liberdade em circular pela sala de aula para identificar às necessidades e dúvidas individuais. Estes novos modelos de educação ainda incentivam a utilização da tecnologia, já que a ideia é que os estudos sejam realizados em ambientes digitais, com professores tirando dúvidas de alunos pelo Skype, por exemplo.
Sobre a Happy Code
A Happy Code é uma escola de tecnologia e inovação, criada a partir da necessidade do ensino de competências digitais para uma geração que já nasceu conectada. Nosso método de ensino é baseado no conceito global STEM – Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática – que trabalha disciplinas fundamentais na formação de alunos mais preparados para lidar com os novos desafios da era digital.
Oferecemos cursos interativos de programação, desenvolvimento de games e aplicativos, robótica com drones, Internet das Coisas e mais, introduzindo os alunos a um ambiente inovador como o exigido pelo mundo atual. Por meio do aprendizado baseado em projetos, nosso conteúdo estimula o raciocínio, a criatividade e o pensamento crítico.