É inegável que as crianças e adolescentes da atualidade nasceram imersos no mundo tecnológico, inclusive, sendo comumente chamados de nativos digitais.
Em contrapartida, reconhecendo a sensibilidade dos serviços fornecidos, as principais plataformas online, como o Youtube, Facebook, Whatsapp e Instagram, estipulam em seus termos de uso a idade mínima para a utilização dos respectivos serviços. O que, notoriamente, é pouco respeitado seja pelos menores, seja pelos responsáveis que acabam cedendo a vontade dos filhos em ingressarem cada vez mais cedo no mundo virtual.
Mas afinal, qual a idade certa para se iniciar a educação digital dos menores? A resposta é simples: desde sempre!!! Na medida em que o menor cria consciência e habilidade para manusear os equipamentos eletrônicos de seus pais, é importante que estes deem os primeiros suportes e orientações.
Ainda, alerta-se que as orientações e monitoramento devem ser redobrados quando os pequenos ganham equipamentos eletrônicos próprios. Nesse sentido, vale lembrarmos da famosa frase de Stan Lee no Filme Homem Aranha: “Com grandes poderes, vêm grandes responsabilidades”.
Os termos de uso das respectivas plataformas, a idade mínima para utilizar o Facebook e Instagram é 13 (treze) anos, o Whatsapp é 16 (dezesseis) anos e o Youtube 18 (dezoito) anos.
Por Helena Mendonça – Nethics Educação Digital
Saiba mais:
– O limite da privacidade digital entre pais e filhos
– Formando cidadãos na era digital