Leonardo da Vinci, Albert Einstein, Ludwig van Beethoven, Jane Austen… O que esses nomes têm em comum, além de serem alguns dos maiores gênios da humanidade?
Cada um deles é reconhecido em seu campo de conhecimento, o que nos ajuda a entender como funcionam as inteligências múltiplas, algo que precisa ser considerado na educação como um todo.
Neste artigo, falaremos mais sobre o assunto, além de explicarmos como desenvolver competências e habilidades. Também ressaltamos que as diferenças, nesse contexto, são normais e contribuem para uma sociedade mais diversa. Confira!
O que são inteligências múltiplas e como elas se relacionam?
Foi em 1980 que, pela primeira vez, o mundo ouviu falar sobre inteligências múltiplas. Ela foi apresentada como a presença de habilidades que compreendem diferentes campos do conhecimento. Sendo assim, elas se dividem em 8 tipos, os quais explicaremos melhor nos próximos tópicos.
O responsável por criar a teoria ligada ao assunto foi o cientista norte-americano Howard Gardner.
Por ser ligado ao campo da psicologia e neurologia, o estudioso pesquisou as descobertas de Jean Piaget e, junto do seu conhecimento sobre música e artes, supôs que as noções a respeito das aptidões intelectuais humanas eram consideradas parciais e insuficientes.
Gardner identificou que a metodologia para determinar a inteligência humana pelo QI era restrita e usou como base o conhecimento de que a genialidade é mais específica que generalista. E o que isso significa? As pessoas podem ter competências em diferentes áreas.
Mas como elas se relacionam? Embora as capacidades sejam independentes, elas funcionam raramente de maneira isolada. Além disso, a sua evolução depende da educação recebida e das oportunidades encontradas durante as fases do desenvolvimento.
Assim, o indivíduo tem potencial para diversos talentos. A ideia é justamente considerar as diversas possibilidades e trabalhá-las desde a infância.
Quais são as inteligências múltiplas?
Como foi dito, as inteligências múltiplas podem ser divididas em 8, segundo Howard Gardner. Elas se apresentam como:
Linguística
Se refere à capacidade oral e de expressão do ser humano, tendo como base a escrita, mas também os próprios gestos. Ela também abrange as diferentes formas de análise e interpretação de ideias e informações.
Portanto, as pessoas que têm tal inteligência costumam ser bons comunicadores e oradores, tendo facilidade no aprendizado, por exemplo, de outros idiomas. Afinal, seu processo de aprendizagem está intimamente ligado à linguagem e às palavras.
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Lógico-Matemática
Esta é voltada as conclusões embasadas na razão. Sendo assim, está ligada à capacidade de resolução de equações e provas.
Sua base está calcada no pensamento lógico, nos cálculos, detecção de padrões e resolução de problemas. Há uma forte ligação com os números. Por um longo tempo, esse foi o principal modelo usado na medição de inteligência de uma pessoa, por meio do teste QI.
Espacial-visual
As pessoas com inteligência Espacial-Visual têm como principal característica a criatividade e habilidades ligadas às artes visuais. Ela tem forte ligação com a capacidade de elaboração de espaços complexos dentro da mente e manipulação de perspectiva.
O interessante é que a pessoa consegue vislumbrar visualmente seus projetos, antes mesmo de colocá-los no papel, permitindo que ela compreenda melhor as informações gráficas.
Corporal-cinestésica
No campo Corporal-Cinestésico, a habilidade está relacionada à capacidade motora das pessoas, com destaque para atividades atléticas. Nesse contexto, o corpo é a ferramenta para expressar sentimentos.
O controle dos movimentos, equilíbrio, coordenação e expressão por meio do corpo são os principais atributos de quem tem esta dentre as inteligências múltiplas. Nesse caso, a facilidade de aprendizado está ligada à experiência física, ao movimento, às sensações e também aos toques.
Interpessoal
Está ligada à facilidade de interpretação de expressões, mesmo aquelas mais sutis. As pessoas que têm essa habilidade mais desenvolvida são capazes de reconhecer e entender os sentimentos, as motivações e as intenções do outro.
Dessa maneira, ela está bastante próxima à capacidade de relacionamento com diversos tipos de pessoas, mesmo em momentos delicados. O seu aprendizado está ligado ao contato humano, trabalho em grupo e comunicação.
Intrapessoal
Se refere a um nível de autoconhecimento alto. Assim, pessoas com essa habilidade compreendem mesmo as suas emoções mais enraizadas no seu íntimo, bem como têm clareza sobre os seus valores, ideais e motivações.
Um dos segredos desse tipo de inteligência é que ele é um diferencial para a ampliação de outras capacidades. Por meio dela, o indivíduo consegue focar em atividades nas quais tem maior domínio, sem deixar de lado os seus pontos de melhoria.
Naturalística
A princípio, ela não estava presente no estudo de Gardner, mas ele optou por incluí-la por se tratar de algo essencial para o futuro da humanidade e do planeta.
Está ligada às habilidades humanas relacionadas à vida e à natureza. As pessoas que têm essa característica forte têm facilidade para identificar animais, plantas e os benefícios proporcionados por eles. Nesse contexto, há uma forte ligação entre o indivíduo e o meio ambiente.
Musical
Dentre as inteligências múltiplas, a Musical é considerada a de mais fácil identificação. Ela está relacionada à sensibilidade da pessoa em reconhecer notas musicais, independentemente de onde elas venham.
Por isso, os indivíduos conseguem reproduzir, mas também criar melodias. Assim, reconhecem padrões tonais e ritmos facilmente.
Existencial
Trata-se da habilidade da pessoa de refletir e estudar conceitos focados na existência humana, abraçando a genialidade de diversos filósofos e pensadores. Ou seja, são aqueles que buscam entender sobre a metafísica e o comportamento humano.
Para que servem as inteligências múltiplas?
Em resumo, a importância desse estudo é mais voltada na diminuição do preconceito intelectual, que muitas vezes acaba colocando em um “pedestal” aquelas inteligências acadêmicas e lógicas, enquanto subjuga as outras.
Por meio delas, Gardner apresenta uma nova forma de ver e mensurar o intelectual de cada pessoa, sem se basear unicamente no meio acadêmico.
Como as inteligências múltiplas podem ser desenvolvidas em crianças?
A teoria das inteligências múltiplas rompe com o conceito antigo de que a capacidade de uma pessoa poderia ser medida apenas por meio do teste de QI, que ficava restrito ao raciocínio lógico.
O fato é que existem diversos tipos que podem ser desenvolvidos. A seguir, mostraremos algumas maneiras de fazer com que as crianças aprendam diferentes habilidades!
Trabalhe o raciocínio lógico
Uma das maneiras de potencializar o conhecimento lógico é trabalhar com o desenvolvimento de atividades estratégicas e soluções para problemas. O aprendizado de programação, por exemplo, é algo que trabalha com o raciocínio Matemático-Lógico.
Para exercitar esse tipo de inteligência, a criança terá que operar problemas e desafios até chegar a um resultado correto. Portanto, é interessante introduzir esse tipo de conhecimento ainda em seus primeiros anos, para o aprendizado ser aperfeiçoado ao longo do tempo.
Use a leitura
A leitura ajuda no desenvolvimento da linguagem, mas também estimula a criatividade e empatia. Ao ler, a criança aprimora as suas capacidades linguísticas, mas também musicais, pois ela estará exposta a sons e expressões dos personagens.
Dependendo das atividades relacionadas à leitura, como a interpretação dos escritos, é possível também aprimorar a Corporal, auxiliando, assim, a criança a exercitar aspectos múltiplos de conhecimento.
Aplique a tecnologia corretamente
A tecnologia, quando bem utilizada, pode trazer o aprimoramento de diferentes habilidades. Hoje, existem jogos e atividades que permitem desenvolver competências visuais, mas também lógicas, linguísticas e musicais.
Portanto, o ideal é que a criança seja exposta a tais atividades acompanhada por adultos, que saberão identificar o que, de fato, é saudável e favorável ao seu enriquecimento intelectual.
De modo geral, tais ações devem ser trabalhadas em grupos para o desenvolvimento da inteligência interpessoal. Quando as crianças são codependentes de colegas, torna-se mais fácil criar empatia pelo outro e entender as ações de cada um.
Ao trabalhar as inteligências múltiplas, a criança não só passa a conhecer melhor o mundo, mas também a ter mais facilidade nos processos de assimilação das matérias tradicionais, favorecendo a educação como um todo.
Não só as informações são assimiladas com mais facilidade, mas as crianças também passam a ter maior capacidade crítica e a se autoconhecer, sabendo quais pontos precisam ser melhorados.