O hiperfoco é uma característica que frequentemente está ligada ao autismo. Esta característica é uma janela incrível para entender o mundo de crianças com TEA, pois revela seus interesses e paixões.
O foco e a concentração podem ser manifestados em áreas específicas, como, por exemplo, artes, ciências, matemática ou música. Então, é comum que pessoas confundam essa característica com “obsessão”.
Pensando em esclarecer as principais dúvidas sobre o hiperfoco no autismo, preparamos um conteúdo completo. Continue lendo para saber mais!
O que exatamente é o hiperfoco?
O hiperfoco em crianças autistas é a capacidade de se concentrarem intensamente em uma atividade ou assunto que os interessa profundamente, muitas vezes excluindo tudo mais ao seu redor.
Esse nível de concentração pode ser tão alto e intenso que tarefas cotidianas ou mesmo interações sociais podem ser negligenciadas.
É possível um autista não ter hiperfoco?
É importante ter em mente que o autismo é um espectro, o que significa que as características podem variar significativamente de uma pessoa para outra.
Nem todas as crianças com TEA terão hiperfoco. Alguns podem ter dificuldades com a atenção em qualquer tópico, enquanto outros podem alternar entre períodos de foco total e períodos de menor concentração.
Portanto, embora o hiperfoco seja comum, ele não é universal para todos os diagnósticos de autismo.
Características principais do hiperfoco no autismo
Afinal, quais são as principais características de hiperfoco no autismo? Nós te explicaremos abaixo:
Intensa concentração
O hiperfoco é caracterizado por uma concentração tão intensa que tudo ao redor pode ser ignorado. Este nível de foco pode ser tão absorvente que as crianças podem perder a noção do tempo e até mesmo ignorar necessidades físicas básicas, como fome ou sede.
Esta característica permite uma exploração profunda e detalhada de temas de interesse, mas também pode levar a desafios quando há necessidade de transição para outras tarefas ou atividades sociais.
Escolha seletiva de interesses
Geralmente, o hiperfoco no autismo não se aplica a uma gama ampla de tópicos. Em vez disso, ele se manifesta em áreas específicas que cativam o interesse da criança, podendo ser variadas, desde temas como transporte, ciência e arte, até atividades mais específicas como montagem de puzzles ou estudo detalhado de mapas.
Esta seleção muitas vezes se baseia em uma conexão pessoal ou fascínio que o pequeno sente, o que torna o aprendizado e a exploração desses assuntos profundamente gratificantes.
Persistência na atividade
Uma vez engajados em um interesse, autistas com hiperfoco podem continuar a atividade por longos períodos sem mostrar sinais de cansaço ou desejo de mudar para outra coisa.
A persistência pode ser vantajosa quando aplicada a contextos educacionais ou profissionais, mas pode requerer intervenção quando impede a pessoa de atender a outras responsabilidades ou necessidades.
Desconexão com o ambiente externo
Durante episódios de concentração, pode ocorrer uma notável desconexão com o mundo exterior. Isto significa que tentativas de comunicação ou interrupções externas muitas vezes não são percebidas, sendo necessário que educadores e pais desenvolvam estratégias para gentilmente redirecionar a atenção do pequeno, sem causar estresse ou ansiedade.
Estratégias educacionais e de desenvolvimento para o hiperfoco no autismo
Agora que você o que é hiperfoco no autismo, te mostraremos algumas estratégias que podem ajudar positivamente no desenvolvimento dessa característica:
Identifique e apoio os interesses do seu pequeno
O primeiro passo para potencializar essa habilidade é identificar os interesses específicos que capturam o hiperfoco do seu pequeno.
Feito isso, esses interesses podem ser integrados ao currículo educacional ou usados como pontos de partida para explorar novos temas.
Por exemplo, se uma criança está extremamente focada em trens, os professores podem usar esse tema para ensinar conceitos de física, história da engenharia ferroviária, ou até matemática através do cálculo de horários e distâncias.
Estabeleça rotinas flexíveis
Para crianças e adultos no espectro autista, o hiperfoco pode tornar a transição de uma atividade para outra particularmente desafiadora.
Portanto, estabelecer uma rotina diária que inclua tempo suficiente para explorar seus interesses pode ajudar a minimizar a ansiedade relacionada a essas mudanças.
Entretanto, é importante que essa rotina também seja flexível o suficiente para acomodar a necessidade ocasional de se estender em uma atividade mais do que o planejado, sem que isso gere estresse adicional.
Crie ambientes de aprendizagem
Ambientes que estimulam o aprendizado visual, auditivo e cinestésico podem ser particularmente benéficos para crianças com TEA.
Logo, é necessário que os recursos multimídia, jogos interativos e atividades práticas sejam adaptados para incorporar os interesses do seu pequeno, tornando o aprendizado mais envolvente e eficaz.
A tecnologia, em particular, é uma aliada poderosa, oferecendo programas educativos e aplicativos que podem ser personalizados para cada aluno.
Desenvolva as habilidades de comunicação
Trabalhar o hiperfoco dentro de um contexto social pode ajudar a desenvolver habilidades de interação e comunicação.
As atividades em grupo que giram em torno de um interesse comum podem incentivar a cooperação e o desenvolvimento de habilidades sociais.
Por exemplo, cursos de robótica ou grupos de arte podem fornecer plataformas para interações sociais enriquecedoras, nas quais o hiperfoco se torna um ponto de conexão com as outras crianças.
Como a Happy pode ajudar no hiperfoco de crianças com TEA?
Aqui na Happy oferecemos cursos especialmente desenvolvidos para engajar crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), utilizando os interesses e o hiperfoco de seus filhos como uma ponte para o aprendizado e o desenvolvimento de habilidades essenciais.
Entre as opções, a Happy Speech e a Happy Code se destacam por proporcionar ambientes onde as características individuais do seu pequeno são aceitas, encorajadas e direcionadas de forma positiva.
Happy Speech: Explorando o hiperfoco através da oratória
A Happy Speech é um curso de oratória que oferece uma oportunidade única para crianças com TEA canalizarem seu hiperfoco em desenvolver habilidades de comunicação e expressão.
Ajudamos os seus filhos a aprender como estruturar seus pensamentos e expressá-los de maneira clara e eficaz, o que pode ser particularmente valioso para aquelas que possuem foco em áreas específicas de conhecimento.
Happy Code: Programação como ferramenta de engajamento
Já a Happy Code é um curso de programação destinado a crianças que demonstram hiperfoco em tecnologia, jogos ou quebra-cabeças lógicos.
A programação é uma habilidade que naturalmente exige e estimula um alto nível de concentração e raciocínio lógico, características que se alinham bem com o hiperfoco encontrado em muitas crianças com TEA.Gostou de saber mais sobre o hiperfoco no autismo? Esperamos que sim! Aproveite e confira nosso conteúdo sobre como uma pessoa autista enxerga o mundo. Até a próxima!