Olá, papai e mamãe!

Se está procurando maneiras de ajudar seu filho a se sentir mais seguro e fluente ao falar na língua inglesa, você está no lugar certo! A conversação em inglês é a habilidade chave para realmente dominar qualquer idioma, e, com o inglês, não é diferente.

Aqui na Happy, entendemos as dificuldades e as inseguranças que podem acompanhar o aprendizado de um novo idioma, especialmente para os pequenos. Vamos conversar sobre como você pode apoiar seu filho nessa jornada de aprendizado? Siga a leitura! 

O que é o speaking?

O “speaking” é a habilidade de usar o inglês de forma eficaz e fluente em situações do dia a dia por meio da fala. 

Não se trata apenas de pronunciar palavras corretamente, é sobre fazer-se entender e poder participar de conversas, expressar ideias e interagir com outras pessoas de maneira significativa na língua inglesa.

A importância de praticar a conversação em inglês

Praticar a fala em inglês é fundamental porque:

  • Aumenta a fluência: quanto mais seu filho praticar, mais naturalmente as palavras fluirão.
  • Constrói confiança: falar inglês com fluência dá aos jovens a confiança de usar o idioma em situações sociais, acadêmicas e futuramente, profissionais.
  • Desenvolve habilidades de comunicação intercultural: comunicar-se em inglês permite interações com pessoas de todo o mundo, promovendo uma compreensão mais profunda de diversas culturas.

5 dicas para ajudar o seu pequeno no speaking

Incentivar seu filho a falar inglês pode ser um desafio, mas com as estratégias certas e um pouco de paciência, você verá um progresso notável em sua fluência e confiança. 

Mas, para isso, vale lembrar que a ideia não é forçar ele a falar, mas sim, oferecer um ambiente em que ele se sinta acolhido para tentar e errar. Dito isso, vamos para as dicas: 

1. Pratique regularmente

Sabemos que nem todos os papais falam inglês. Se esse for o seu caso, não se preocupe, pois existem estratégias que você pode utilizar para dar o suporte que o seu pequeno precisa. 

Você pode usar os jogos como uma forma de incentivo. Que tal separar um dia da semana para jogar o game favorito em inglês? Dessa forma, ele entra em contato com o vocabulário e consegue trazer alguns termos para os diálogos cotidianos, como, por exemplo, level, exit, skill, start a new game, you win, entre outras.  

Outra dica é colocar etiquetas na casa com o nome dos móveis e objetos em inglês. Assim, vocês conseguem integrar essas palavras em suas conversas. 

Para quem sabe um pouco de inglês, tente puxar conversas sobre algum assunto que o seu pequeno goste ou discuta os programas de TV e filmes que acabaram de assistir juntos usando a língua inglesa. 

2. Use a tecnologia a seu favor

Não adianta, quanto mais você entra em contato com conteúdos no idioma que você está aprendendo, melhor fica sua compreensão e automaticamente sua pronúncia. 

É neste cenário que as tecnologias entram como grandes aliadas. Então, aproveite para usar aplicativos de aprendizagem de idiomas, vídeos e músicas para tornar a prática divertida e interessante para o seu filho ou filha. 

Todos esses recursos são ótimos, por oferecerem uma maneira menos intimidadora de melhorar a pronúncia e ouvir a língua sendo falada fluentemente.

Além disso, essa exposição regular ajuda a normalizar o uso do idioma e diminui a ansiedade associada à conversação em  inglês. 

3. Celebre pequenos sucessos

Uma das vantagens de colocar o seu pequeno para aprender inglês durante a infância é a facilidade em que eles têm de fixar o conteúdo. 

No entanto, cada criança tem a sua personalidade única, o que significa que enquanto alguns se sentem confortáveis em praticar o speaking, outras podem expressar timidez. 

Independente de qual cenário o seu filho se encaixar, é muito importante que você celebre as evoluções dele. Cada pequena vitória deve ser celebrada. 

Isso pode incluir conseguir pedir algo em inglês, contar uma história ou simplesmente usar uma nova expressão corretamente.

4. Acompanhe o progresso do seu filho

Nossa quarta dica está conectada à anterior. Além de estar presente e celebrar as vitórias do seu pequeno, mostre interesse e envolvimento no processo de aprendizagem dele. 

Como fazer isso? Participe ativamente e demonstre apoio contínuo por meio de palavras de afirmação, ou seja, discuta regularmente o que ele aprendeu e ajude-o a navegar pelos desafios.

5. Crie um ambiente de aprendizado positivo

Desenvolver um ambiente onde erros são vistos como parte do aprendizado é fundamental para construir confiança. 

Então, evite corrigir todo pequeno erro de pronúncia ou gramática. Em vez disso, concentre-se em se comunicar efetivamente e entender o contexto geral. Isso ajudará a construir a autoestima do seu filho e encorajá-lo a experimentar mais.

6. Invista em um curso onde o ensino é divertido

Na No Happy English, nosso curso de inglês para crianças é projetado para tornar o aprendizado de inglês uma aventura alegre e eficaz. Aqui estão algumas razões para escolher nosso curso para o seu pequeno:

Métodos divertidos e engajadores

Usamos jogos, músicas, e atividades interativas que fazem o aprendizado ser divertido e envolvente.

Ambiente acolhedor

Oferecemos um ambiente de aprendizado onde todos são encorajados a falar, errar e aprender em um espaço seguro e acolhedor.

Foco em competências sociais e emocionais

Ensinamos inglês não só como uma língua, mas como uma ferramenta de comunicação eficaz, incentivando habilidades como empatia e responsabilidade social.

Prática constante

Com o Happy English, seu filho terá várias oportunidades de praticar o inglês de forma constante e significativa, solidificando o aprendizado e construindo confiança para usar o idioma em qualquer contexto.Esperamos que você tenha gostado de saber um pouco mais sobre a importância do speaking. Aproveite e confira nosso conteúdo sobre game based learning. Até a próxima!

Conheça nossos cursos:

     .  

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *