crianças brincando

Fases do desenvolvimento infantil: guia completo!

Você já ouviu falar sobre as fases do desenvolvimento infantil e como o seu entendimento pode mudar completamente o curso da vida das crianças? 

Pois bem, esse é um fato que, sim, pode e será essencial no desenvolvimento dos pequeninos. Hoje, vamos te explicar tudo que precisa saber e tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto. Confira:

Fases do desenvolvimento infantil: o que são?

As fases do desenvolvimento infantil fazem parte de uma teoria, na qual se defende que o desenvolvimento das crianças e seu processo de aprendizado acontece em 4 fases diferentes, de 4 formas únicas. 

Essa teoria foi criada por Jean Piaget, em 1920 e, mesmo tendo mais de 100 anos, ainda se faz presente nas escolas.

As etapas e fases do desenvolvimento infantil: conheça as 4

Durante a infância, então, existem quatro fases de desenvolvimento, cada uma com suas peculiaridades e especificidades. Sendo elas:

1ª. Sensorial-motora (0 meses até os 2 anos)

A fase inicial, do nascimento até, mais ou menos, os 2 primeiros anos, é aquela na qual a criança está desenvolvendo consciência corporal, ou seja, seus membros, movimentos e sentidos. 

Com isso, nossos pequenos experienciam a descoberta dos diversos sabores, cores, das primeiras palavras, dos primeiros sorrisos, passos e muitas outras experiências. 

2ª. Pré-operatório (2 até os 7 anos)

Entre os dois e sete anos, a criança começa a ter os primeiros movimentos voltados para a  imaginação e a curiosidade, ou seja, é quando os pequenos começam a tentar representar a realidade da forma que eles sentem e veem.  

É quando as brincadeiras de faz-de-conta e os infinitos “porquês” começam a se manifestar.

A comunicação deles se torna mais clara e objetiva também. Como estão aprendendo a ver o mundo pela sua própria interpretação, tendem a ser um pouco mais egocentristas e individualistas nesse período.

3ª. Operatório concreto (de 7 até os 11 anos)

É aqui que o senso de individualidade começa a reduzir e os pequenos começam a ter mais empatia, entendendo melhor os conceitos morais, de certo e errado. 

É nessa idade que começa a aprimorar e desenvolver o raciocínio lógico, com maior nível de resolução de problemas e pensar em soluções.

4ª. Operatório formal (dos 11 anos até a adolescência)

Beirando a pré-adolescência, os pequenos começam a realmente desenvolver uma capacidade cognitiva mais próxima dos adultos, com maior habilidade de dedução, criação de hipóteses, pensamento crítico e entendimento do mundo ao seu redor. 

É nesse momento em que a criança começa a realmente se desprender dos pais no quesito mental, de ter suas próprias opiniões e pensamentos sobre as coisas.

O que identificar durante as etapas do desenvolvimento das crianças?

As fases do desenvolvimento infantil podem ser percebidas de várias formas, mas existem alguns marcos principais de cada idade. 

Por exemplo, com 3 meses é normal que o pequeno comece a abrir e fechar as mãos, ficar com a cabeça firme quando sentado, esticar os bracinhos para alcançar objetos e balbuciar sons.

Aos 6 meses, comece a reconhecer pessoas, sentar com apoio e exprimir alegria com gritinhos. Com 1 ano, dê alguns passinhos sem apoio, dar tchau, bater palmas e começa a dizer as primeiras palavras. 

Aos 2 anos consegue correr, manusear páginas de livros, formar pequenas frases, subir e descer de lugares e escadas sem apoio. 

Já com 3 anos, a criança começa a fazer muitas perguntas, ir ao banheiro sem ajuda, contar até 10, reconhecer algumas cores e usar algumas palavras no plural. Aos 4 anos aprende a lavar as mãos e o rosto, arremessar bolas e pular em um pé só.

Mas é por volta dos 5 anos que eles começam a segurar itens lançados por alguém, pular, desenhar pessoas, pôr e tirar a própria roupa. 

E aos 6 anos conseguem escrever seu nome, usar pronomes e tempos verbais, e passa a entender e aprender a compartilhar os brinquedos.

Como pais e responsáveis podem participar deste processo?

Nem sempre os pais vão ter condições e tempo para fazer trabalhos pedagógicos no dia a dia, mas existem formas de aplicar algumas metodologias no dia a dia. 

Seja ajustando as conversas e demandas à etapa, ou estimulando a curiosidade e a leitura, oferecendo jogos educativos, estabelecer uma rotina saudável, estimular a empatia e ter participação ativa no crescimento deles.

Além disso, incentivar a participação de atividades extracurriculares para desenvolver soft-skills e para fortalecer esse desenvolvimento é um excelente caminho para um desenvolvimento saudável e maduro.

Como as escolas e atividades podem ajudar nesse desenvolvimento?

Promover atividades extracurriculares especializadas em seu colégio é uma ótima forma de auxiliar no desenvolvimento dos alunos. Especialmente com professores preparados e educados para ajustar as aulas conforme a idade e a fase do desenvolvimento infantil de cada uma.

Como estimular o desenvolvimento infantil em cada etapa?

Para finalizar o assunto com chave-de-ouro, trouxemos aqui algumas dicas de como estimular cada etapa por meio de jogos e características essenciais para a fase. Vamos conferir?

De 0 a 1 ano e 6 meses

Brincadeiras de dança, com música e movimentação corporal, brinquedos bem coloridos e com vários sonzinhos. Lembre-se de manter sempre uma conexão afetiva de olho com olho, conversa e carinho.

De 1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses

Nessa fase do desenvolvimento infantil é bom optar por atividades focadas na coordenação motora, com jogos de encaixe e semelhantes.

De 4 anos a 5 anos e 11 meses

Nessa época é importante focar em interagir e brincar com as outras crianças, brincadeiras de socialização, conversação, que demandam um pouco mais de lógica e coerência.

Ensino Fundamental

Nesse estado mais avançado das fases do desenvolvimento infantil, além da escola, aprendendo a fazer conta básica e alfabetização, é importante continuar estimulando a criatividade, lógica e coerência em brincadeiras e atividades extras.

Agora nos conte, o que achou do conteúdo? Ficou alguma dúvida? Comente aqui embaixo que logo responderemos e tiraremos suas dúvidas. Até a próxima!

Conheça nossos cursos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *