Atualmente, o inglês é considerado o idioma universal, com registro de mais de 1,75 bilhões de falantes, ¼ da população global. Isto é, o aprendizado dessa língua é a melhor forma de destacar tanto no ambiente de trabalho quanto para se comunicar com todos os lugares do mundo. 

Sabendo disso, a única pergunta que resta é: com quantos anos posso colocar meu filho no inglês? Afinal, existe uma idade certa ou não? 

Hoje, responderemos essa sua dúvida e explicaremos a importância do ensino durante a infância para ter um futuro brilhante e feliz. Vamos lá? Continue lendo! 

A importância do ensino de inglês na infância

Toda vez que pesquisamos sobre com quantos anos posso colocar meu filho no inglês, somos bombardeados com a seguinte informação: quanto antes, melhor! 

Um dos motivos dessa afirmação é porque aprender a língua inglesa na infância melhora as habilidades cognitivas da criança, assim como o seu desempenho escolar. 

Até os 12 anos, as partes do cérebro que decodificam e  o aparelho fonador que emite som estão em desenvolvimento, o que significa que todos os aprendizados são naturais e rápidos, tornando a pronúncia e a fala o mais próximo de uma pessoa nativa. 

Outro ponto importante é o contato com outra cultura faz com que eles se tornem cada vez mais empáticos, uma vez que eles conhecem a diversidade e compreendem melhor as relações humanas. 

Com quantos anos posso colocar meu filho no inglês?

Pronto, já sabemos que a infância é o melhor momento para aprender um segundo idioma. Entretanto, qual a idade certa para começar? 

Segundo uma pesquisa realizada pela MIT (Massachusetts Institute of Technology), os estudos devem começar por volta dos 10 anos

Além disso, a habilidade de fixar conhecimento permanece forte até os 18 anos. Após esse período, é comum haver um declínio na aprendizagem gramatical e nativa da língua, porém ainda é possível adquirir proficiência.

Primeiros Passos no Inglês: Brincadeiras e Exposição Natural

Para os pequenos, com idade inferior a 7 anos, a aprendizagem deve ser uma extensão da brincadeira. A exposição ao inglês através de canções, histórias, e desenhos animados pode incutir uma familiaridade e interesse no idioma. 

Este método de aprendizado natural, imersivo e lúdico ajuda a criar uma base sólida, tornando o idioma uma parte integrante da vida da criança, e não apenas um assunto acadêmico.

Aprendizado Formal: A Partir dos 7 Anos

À medida que as crianças crescem, sua capacidade de se concentrar em tarefas estruturadas aumenta. Logo, quando perguntam sobre com quantos anos posso colocar meu filho no inglês, a resposta deve ser: a partir dos 7 anos!

Nessa fase, elas estão mais preparadas para aulas de inglês formais, que podem introduzir conceitos gramaticais, vocabulário mais amplo e habilidades de leitura e escrita. Esta é também uma etapa crucial para encorajar a conversação, permitindo que elas usem o inglês em contextos reais e práticos.

O papel dos pais no aprendizado de inglês dos filhos

O seu papel como pais ou responsáveis é mais do que apenas matricular os filhos em um bom curso. É sobre compartilhar a jornada com eles, mostrando genuíno interesse e entusiasmo. 

Em casa, aposte em práticas que envolvam “dias de inglês”, onde jogos, conversas e até as refeições giram em torno do idioma. Esses momentos juntos não só fortaleceram o vínculo entre pais e filhos, mas também mostram aos pequenos o valor prático e divertido da língua inglesa.

O que você deve avaliar antes de matricular seu filho no inglês?

Além de saber com quantos anos posso colocar meu filho no inglês, decidir sobre o melhor curso para seu pequeno é um momento de reflexão. 

Todos os pais querem algo que seja mais do que apenas aprendizado, ou seja, queremos que as crianças amem o processo. 

As aulas da Happy English, com sua abordagem inovadora e lúdica, são a resposta que você procura, uma vez que oferecemos mais do que educação, mas sim uma experiência que enriquece a vida de seus filhos.

Aprender um novo idioma trata-se de abrir um mundo de possibilidades para seus filhos, um futuro onde eles possam se comunicar, conectar e criar livremente em um universo global. 

Quando você decide começar essa jornada com eles —  seja por meio de música, jogos ou aulas cuidadosamente escolhidas — você está dando a eles um presente que vai muito além do idioma, isto é, asas para voar. 

E acredite, ver essas asinhas se desdobrarem é uma das alegrias mais puras da parentalidade. Vamos começar essa aventura juntos? A Happy está aqui para te guiar nesta viagem emocionante! Esperamos que tenha gostado de saber com quantos anos posso colocar meu filho no inglês. Aproveite e confira nosso conteúdo sobre os benefícios de aprender inglês na infância. Até a próxima!

Conheça nossos cursos:

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *