Dicas de como falar em público: práticas e objetivas

Em uma pesquisa realizada pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Fonoaudiológicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), 59,7% dos entrevistados tinham medo de falar em público. Pois é, esse é um fator que ronda boa parte da população brasileira, gerando ansiedade em momentos de exposição.

É por isso que estamos aqui hoje, com nossos conhecimentos como uma escola de habilidades, para te dar dicas de como falar em público.

Então, se você é um adolescente buscando formas de melhorar seu jeito de se expressar, um adulto querendo melhoria em apresentações ou até mesmo um pai procurando formas de ajudar seu filho, saibam: vocês chegaram ao lugar certo. Vamos começar?

Sumário:

  1. Qual a melhor idade para começar a desenvolver essa habilidade?
  2. Por que é importante saber como falar em público?
  3. 13 dicas de como falar em público

Qual a melhor idade para começar a desenvolver essa habilidade?

Sempre é tempo de desenvolvê-la, mas quanto antes começar, mais fácil e efetivo será. Quando essa habilidade é estimulada em crianças, elas já crescem com a soft skill desenvolvida, e vai aprimorando ao longo dos anos. 

Além disso, a melhor época para começar com o aprendizado da oratória é a partir dos 8 anos, afinal é quando a criança já consegue assimilar melhor o que lhe é passado.

Por outro lado, quando é feito na adolescência para a vida adulta, há grandes chances do aluno precisar, também, quebrar paradigmas, medos e traumas já instalados em sua mente, dificultando o processo.

Por que é importante saber como falar em público?

Muito além de apenas trazer dicas de como falar em público, vamos explicar um pouco mais do porquê essa é uma habilidade tão importante. Mesmo que tantas pessoas tenham medo desse cenário, se expressar para várias pessoas é algo que todos vão precisar passar durante toda a vida. 

Em primeiro lugar é preciso lembrar que falar em público é também uma forma de se expressar para mais pessoas, que além de essencial para a vida em sociedade, é um ato saudável para si mesmo.

Além disso, no colégio para as apresentações de trabalho, e até mesmo as extracurriculares como dos dias comemorativos e competições. Durante todo o período escolar, a criança que teme ser o centro das atenções nesses momentos provavelmente vai passar por várias dificuldades.

Na faculdade o processo é o mesmo e se torna muito difícil se destacar com esse medo, tanto para os professores, quanto para os estágios.

E, querendo ou não, no mercado de trabalho e na criação de networking, fica muito difícil conseguir destaque, passar confiança e mostrar todo o seu potencial se a fala em público é algo que te assusta.

Por isso é tão importante aprender a lidar com esse medo.

Confira também: desenvolvimento da linguagem e fala — tabelas e mais! 

11 dicas de como falar em público

Agora que você já está mais por dentro do assunto, vamos direto para as dicas de como falar em público, pode ser? 

Lembre-se que elas podem ser usadas por todas as pessoas, de todas as idades, em todos os tipos de fala em público (apresentação de trabalhos escolares, universitários, empresariais e o que for) Então siga a leitura!

1. Mude sua perspectiva

Uma das grandes dificuldades para as pessoas que sofrem ao falar na frente da plateia, é o medo do que pode acontecer. É uma defesa natural do organismo, por que é uma situação desconhecida que põe em risco a sua reputação e a sua integridade social: e se derem risada? E se ninguém entender? E se eu virar chacota? E se…?

Mas é aí que vem a nossa dica. Não pense dessa forma, porque isso só vai te deixar ainda mais ansioso. Se alguém quiser fazer algo contra você, isso diz mais sobre aquela pessoa do que sobre si. Não é algo que pode te fazer mal, muito pelo contrário, é algo que pode te ajudar a aprender. 

Ou seja, não veja como um momento de exposição, de constrangimento ou de perigo, mas sim como um momento de troca de aprendizado. Lembre-se, “O homem corajoso não é aquele que não sente medo, mas aquele que consegue superá-lo” (Nelson Mandela).

2. Visualize o que é realmente crucial

Um dos grandes desafios é porque sempre queremos que tudo saia perfeito. Nenhuma dúvida. Nenhum obstáculo. Mas não é bem assim, na realidade, é raro quando uma apresentação vai tão perfeitamente tranquila e as dúvidas fazem parte de qualquer apresentação. 

Mas o ponto é: nunca foi sobre ser perfeito. Essa é uma grande dica de como falar em público: uma comunicação efetiva é aquela em que a mensagem é passada e o receptor consegue absorvê-la. 

Então, mesmo que você tenha que trazer mais exemplos, outras formas de explicar algo, ou até mesmo repetir várias vezes, não tem problema. O importante é entenderem, não sair perfeito.

3. Conheça e entenda seu público

Vamos colocar em um cenário: imagina chegar em uma convenção de advogados e toda a sua apresentação se basear em memes, piadas e gracinhas. O público provavelmente não vai gostar e nem te levar a sério. 

Por outro lado, esse mesmo tipo de apresentação funciona muito bem para jovens e estudantes, porque é algo que eles usam muito, convivem bastante e gostam, é algo que os ajuda a ter mais interesse.

O exemplo que trouxemos pode ser meio óbvio, mas traz um ponto muito importante: entender com quem está conversando é chave para se sentir mais confiante. 

Ter a flexibilidade de ajustar os seus conhecimentos para uma linguagem assertiva (conforme o público) pode te trazer a munição perfeita para te dar confiança, calma e jogo de cintura na hora de apresentar.

Então estude bem para quem você estará de frente, busque conhecer o que gostam, o que não os agradam e o que fazer para chamar melhor a atenção deles.

4. Busque o autoconhecimento

Sim, o autoconhecimento pode te ajudar, e muito, nessas horas. O que te distrai? O que te deixa nervoso? O que prejudica a sua expressão física e oral durante uma conversa? Conhecer esses pontos sobre si mesmo permite que você possa se munir deles ou até mesmo se precaver.

Por exemplo, algumas pessoas ficam muito nervosas com o slide, porque acabam tentando ler e se perdem. Então, peça que outra pessoa passe os slides e evite os ler durante a apresentação. Use apenas para trazer palavras-chave, exemplos, fotos, etc.

5. Tenha um roteiro

A melhor forma de se sentir confiante é saber exatamente como interligar as informações que você tem que trazer. Qual a ordem dos tópicos, o que justifica o quê, qual faz sentido de ser o começo e qual é o final. 

Ter demarcado essa ordem lógica vai te ajudar a amarrar melhor as informações, vai guiar a apresentação com muito mais fluidez e, de brinde, ainda te ajuda a evitar que alguns tópicos sejam perdidos

6. Ensaie com uma “plateia”

O óbvio nem sempre parece tão óbvio, e o fácil nem sempre é tão fácil assim. Por isso, a melhor forma de se preparar para as possíveis dúvidas sem se prender à ansiedade, é buscando por elas antes da apresentação.

Peça para amigos ou parentes assistirem sua apresentação, tanto para você se acostumar com o assunto, com o roteiro, o slide e tudo mais, quanto para que eles te façam perguntas. Assim, você pode ou ajustar para já responder enquanto fala, ou estar pronto para responder caso perguntem. — essa é uma das dicas de como falar em público mais importantes!

Confira também: fases do desenvolvimento infantil e como estimular!

7. Busque dominar o conteúdo

Decorar um roteiro pode ser bom para quem consegue fazer isso e apresentar com naturalidade, mas funciona mais para quem é acostumado com as práticas do teatro, e mesmo assim, não deve ser a única carta na manga. 

Entender o conteúdo que será abordado te garante a flexibilidade de mudar o tom, o tipo de explicação e os exemplos, especialmente se perceber que a forma como tinha se planejado não está dando tão certo. 

Por isso, antes de decorar o roteiro, busque entender todos os tópicos por inteiro, assim, fica muito mais fácil ter confiança e jogo de cintura durante a fala.

8. Tenha ferramentas de suporte

Seja por meio de slides, sons, imagens, colinhas, não tem problema, é sempre bom ter algo caso em algum momento você precise. 

Mas calma, não os use tão despretensiosamente. Usar demais, parar a apresentação para procurar a informação, ficar lendo o seu suporte ou outras atitudes semelhantes, pode causar a sensação de que você não sabe do assunto.

Leve, revisite as informações caso necessário, mas não deixe que pareça uma muleta na sua apresentação.

9. Tente ser o mais natural possível

Uma das dicas de como falar em público que nem sempre é dita, mas é essencial, é que o espontâneo cativa e humaniza todo discurso. Então, com ou sem roteiro, tente sempre se mostrar o mais natural, seja você mesmo, sinta o momento e aproveite também.

10. Use a linguagem corporal e gestos ao seu favor

De mãos-dadas com a naturalidade, vem a linguagem corporal. É uma ótima forma de manter as pessoas atentas, engajadas e interessadas no que você está dizendo: usar as mãos, ter uma linguagem corporal mais aberta, impotente e confiante. 

Não deixe a mão no bolso, evite cruzar os braços, não encoste as costas nos lugares, fique em pé, ande, gesticule e chame a atenção para você.

11. Tente despertar emoções na plateia

Contato visual, exemplos emocionantes (engraçados, tristes, emotivos, etc), perguntas, dados, enfim, tudo o que você puder usar para trazer emoções à sua plateia, é bem-vindo. Ela ajuda a criar uma conexão com o que está sendo dito, com quem está falando e deixar tudo mais tranquilo para ambos os lados.

Agora nos diga, o que achou de nossas dicas de como falar em público? Esperamos que tenha ajudado a entender melhor e se aprimorar, mas lembre-se que é tudo uma questão de prática e de adaptar as dicas à sua realidade.

Lembre-se também que a melhor fase para aprender essa habilidade é durante a infância, por isso, caso seu filho tenha entre 7 e 17 anos, venha conhecer o nosso curso de oratória para crianças e prepare seu pequeno para o futuro.

Conheça nossos cursos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *