Como é feito e por que acompanhar o calendário escolar 2024

O ano letivo já começou e há muito a ser organizado pelos pais e professores para garantir uma vigência escolar tranquila e de muito aprendizado para as crianças e adolescentes. Isso começa na adaptação da nova rotina de volta às aulas e segue no planejamento para férias e folgas durante o ano.

Nós sabemos que podem ser momentos desafiadores, afinal, conciliar tantas atividades ao mesmo tempo, não é fácil. Mas com certeza você já ouviu falar no calendário escolar 2024, certo? É ele quem te ajudará a se organizar ainda mais durante o ano. Vamos entender mais?

O que é o calendário escolar?

Trata-se de um documento onde constam datas de matrícula, início e final de férias, feriados e recessos, além de eventos extracurriculares que irão acontecer durante o ano. Além disso, ele vai englobar o período de avaliações, reuniões, inícios e finais de bimestre.

Ele é muito importante para a distribuição do conteúdo didático no decorrer do ano e é regido pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).

Saiba mais sobre a LDB

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação é tida como a mais importante da educação brasileira. Ela é conhecida popularmente pelo nome de um dos maiores educadores brasileiros, Darcy Ribeiro. Foi aprovada em 1996 e rege todo o sistema educacional do infantil ao ensino superior.

Composta por 92 artigos, ela não só vai direcionar e regular os níveis de ensino, como também os profissionais, os recursos financeiros, entre outros. Garante o direito social à educação para todos os estudantes.

Por quem o calendário escolar é feito?

O calendário escolar 2024, assim como dos demais anos, deve ser feito pelo conselho da escola e levar em conta, inclusive, fatores climáticos e econômicos da cidade e dos alunos. Eles também devem considerar as normas do Conselho Estadual de Educação e, o ideal, é que seja feito antes do início do semestre, para que tanto os professores, quanto pais e alunos tenham acesso para se programar.

Confira nosso conteúdo sobre programação para crianças

A importância do calendário escolar

Pense no calendário escolar como um guia de atividades, quando e onde. Além disso, o documento se molda segundo a rede de ensino, ou seja, a rede pública tem um calendário diferente da rede particular, e é importante que os pais acompanhem o da escola do seu filho, para garantir que ele não vá faltar ou perder nenhum evento.

Da mesma forma, é por ele que a escola informa os pais do projeto pedagógico, calendário anual e normas de funcionamento.

Tudo é criado para garantir que escola e aluno sigam em sinergia durante todo o período letivo, para evitar que o ensino do seu/sua filha(o) seja prejudicado ou não alcance o potencial máximo.

Por que pais devem acompanhar o calendário escolar

Faltas prejudicam todo o processo de aprendizado da criança e adolescente, bem como você não quer que seus filhos fiquem de fora de alguma atividade importante, não é mesmo?  Acompanhando o calendário escolar 2024, você não só poderá cobrar da escola o cumprimento do projeto pedagógico, como vai garantir que seu filho acompanhe a turma.

Além disso, é uma ótima forma de programar folgas e viagens em família, conforme o calendário de recesso informado.

Leia também: Crianças de férias: como deixar essa época mais divertida?Esperamos que tenha gostado de saber mais sobre o calendário escolar 2024 e desejamos um ano letivo de sucesso para você e seus filhos.

 

Conheça nossos cursos:

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *