Ambientes de programação baseados em bloco como Scratch do MIT e Blockly do Google tem sido bem sucedidos na introdução de programação para as crianças em ambiente escolar. O criador do Scratch, Mitch Resnick do MIT Media Lab, têm feito um trabalho notável na redução do tempo para a aprendizado de programação de computadores, incentivando a capacidade de criação e descomplicando o que parecia complicado.
Usar um robô ajuda a tornar o aprendizado de programação em diversão para as crianças, as interfaces são visuais para que as crianças possam facilmente fazer conexões entre o que elas estão construindo e como ele seria aplicado no mundo real. No entanto, o aprendizado requer método e um plano de aula compatível com a idade de cada criança.
Usando robô Dash
Programar um robô tem efeitos imediatos e tangíveis. Testar o código do robô pode ser feito de uma maneira prática com resultados visuais. Os robôs também são uma forma divertida para as crianças aplicarem e experimentarem os conceitos que estão aprendendo.
Representações visuais de conceitos abstratos
Quando introduzimos Blockly e Scratch para crianças de 6 e 9 anos de idade, elas tem dificuldades com conceitos de distância, ângulos, velocidade e direção. Esses ambientes permitem que as crianças digitem qualquer número como uma entrada. Muitas das crianças ainda não alfabetizadas não sabem esses conceitos de valores. Elas também não sabem como esses valores se traduziria em que o robô faria.
Em nossos blocos de programação, criamos entradas visuais que ajudou simplificar e a construir uma ponte sobre conceitos abstratos. Aqui estão alguns exemplos de como a criança tem acesso a programação de velocidade, direção, ângulos, e eventos sensoriais.
Estamos muito animados para o início das aulas, através da programação, as crianças podem mudar e reimaginar o mundo ao seu redor, dando-lhes o poder e confiança para seguir seus próprios sonhos.
Rodrigo Santos
Fundador
Happy Code | Fun Code Schoo