Desenvolvimento da linguagem e fala: tabelas e mais! 

Uma das maiores preocupações dos pais de crianças pequenas é a fala. Afinal, no começo é difícil dizer se o seu filho possui alguma dificuldade ou incapacidade de comunicação, em especial porque ninguém nasce sabendo falar, certo?

Para acalmar e guiar os pais nesse momento tão importante para o bebê, preparamos uma tabela do desenvolvimento da fala , para te auxiliar no acompanhamento, assim como preparamos algumas possíveis dúvidas que possam surgir. Vamos lá?

Desenvolvimento da fala e linguagem funcional: entenda a diferença

Quando pensamos nas fases do desenvolvimento da linguagem é muito comum que as pessoas já façam a conexão com uma linguagem funcional, mas não é bem assim, ok?

A fala é uma comunicação oral, ou seja, é feita pela voz. Então balbuciar, chorar ou qualquer outro som, já é considerado um desenvolvimento de fala.

Por outro lado, a linguagem funcional é aquela que permite uma completa compreensão, ou seja, com frases construídas, expressando-se por palavras.

Nem toda criança vai conseguir aplicar uma fala funcional tão cedo, outras nunca vão (como em alguns graus de autismo, por exemplo), e tudo bem! Mas é sempre importante que eles possam ter o acompanhamento médico adequado, permitindo e estimulando a qualidade de vida deles.

Como saber que a criança está com atraso na fala?

Você pode ter essa percepção por meio do conhecimento do desenvolvimento da linguagem em crianças, fazendo um acompanhamento próximo e saudável, para que se possa levantar ou deduzir um possível atraso na fala do seu filho. Você pode fazer isso com a nossa planilha:

Tabela do desenvolvimento da fala: como acompanhar?

A tabela de desenvolvimento da fala  é essencial como material informacional para pais, mas não deve ser utilizada para diagnosticar o seu filho sem a consulta a um profissional. 

A ideia aqui é realmente ajudar no acompanhamento, e acalmar o coração de muitos pais e mães preocupados com a fala dos pequenos. Lembre-se que cada criança é individual, assim como precisa de estímulos para se desenvolver. 

Ou seja, tente ajudar seu filho a desenvolver a fala, mas sempre respeite que ele não precisa ser como outra criança, combinado? Cada um tem seu tempo!

IDADELINGUAGEM RECEPTIVALINGUAGEM EXPRESSIVA
0 – 3 mesesAssustar ou se aquietar devido a sonsChorar, sorrir, suspirar, gorgolejar e fazer barulhinhos
4 – 5 mesesVirar na direção da voz e observar o redor com atençãoBalbuciar, sons que não formam palavras
6 – 9 mesesResponder por meio de tons à voz dos paisBalbuciar, sons com sentido, emitir sons ao brincar
1 – 1½ anoEntende pedidos como “não” e “tchau” e o respondem com gestos simplesComeçam a dizer algumas poucas palavras, como “mamã” e “papá” e tentam repetir palavras que ouvem 
1½ – 2 anosEntende algumas palavras familiares e gestos de ordens, como “vem com a mamãe”, conhece partes do corpo e acha objetos pedidosAprendem algumas palavrinhas por dia, juntam palavras básicas como “é meu”
2 – 3 anosConsegue entender instruções com substantivos e verbos “coloque o brinquedo na caixa”Começam a formar frases mais completas e com maior fluência
3 – 4 anosConhece cores, plurais, pronomes e conseguem diferenciar melhor as variaçõesComeçam a contar acontecimentos e começam a ler e escrever um pouquinho
4 – 6 anosComeça a aprender conceitos abstratos de textura, e linguagem de raciocínio como “se”, “por que”, “quanto” e maisComeçam a falar mais de 1200 palavras, conseguem manter diálogos mais longos

Quando procurar ajuda de um profissional?

Alguns sinais de que é a hora de procurar ajuda profissional podem ser percebidos, sim. Eles são:

  1. Ausência de sons ou tentativas de comunicação vocal simples até os 18 meses;
  2. Falas incompreensíveis para pessoas de fora da família após os quatro anos;
  3. Sinais de estagnação no desenvolvimento de fala, seja ele em qualquer idade;
  4. Problemas de fluência após os cinco anos, por exemplo: gagueira;
  5. Histórico familiar de atrasos na fala, problemas de audição ou outras condições médicas. Caso exista, busque ajuda médica.

Com esses pontos, vai ficar mais fácil identificar quando é hora de agir e quando é hora de estar lá para ajudar os pequenos. Lembre-se que, caso aconteça, não há nada de ruim ou errado em ter uma criança especial, tá bem?

Esperamos que a nossa tabela desenvolvimento da fala e outras explicações tenham sido de grande ajuda. Aproveite também para conferir nosso artigo sobre o que é oratória e até a próxima!

Conheça nossos cursos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *