Observar e vigiar o desenvolvimento dos pequenos é uma etapa essencial de todos os pais e responsáveis, afinal, é por meio desse cuidado que se pode perceber possíveis problemas de saúde nas crianças. Mas como saber se está indo tudo certo ou não?
Com informações! Por isso, separamos 5 sinais de atraso no desenvolvimento infantil, para te ajudar na identificação. Siga a leitura e saiba mais!
Quando é considerado atraso no desenvolvimento infantil?
É considerado atraso quando os marcos do desenvolvimento não acontecem, por exemplo, existe um marco entre 0 e 6 meses, 6 a 9, 9 a 12 meses, e por aí vai. Se eles simplesmente não acontecerem nessa época e nem depois, possivelmente se trata de um atraso nas fases do desenvolvimento infantil.
5 sinais de atraso no desenvolvimento infantil — até 15 meses
Os 5 sinais de atraso no desenvolvimento infantil são justamente baseados nos marcos, sendo eles:
1. Hipotonia
A hipotonia se caracteriza por músculos fracos e postura decaída, ela é normal no começo da vida, mas se persistir até os 6 meses, pode ser um sinal de atraso.
2. Dificuldade de sustentar a própria cabeça após 3 meses
Tal como o anterior, o desenvolvimento muscular acontece aos poucos, por isso podem ser bons parâmetros para observar.
Recém-nascidos não conseguem sustentar a própria cabeça, mas se torna preocupante quando isso passa de 3 meses.
3. Não conseguir se sentar sozinho até 6 meses
A habilidade de se sentar sozinho é um grande sinal do desenvolvimento muscular da criança. Por isso, próximo aos 6 meses, a criança já deve conseguir se manter sentada (com apoio)
4. Não engatinhar antes dos 9 meses
Outro sinal de que o seu neném está tendo dificuldades no crescimento é o não engatinhar. Até os 9 meses o bebê já devia começar ou conseguir engatinhar pela casa, mas se torna um ponto de atenção se os 9 chegaram e passaram, sem o menor sinal do seu filho o consiga fazer.
5. Não andar sozinha antes dos 15 meses
Até os 15 meses de vida, o neném já deve conseguir andar sozinho (mesmo que só um pouco). Por isso, se o tempo passar e nada dele andar por aí, talvez seja bom procurar um pediatra.
Esses foram os 5 sinais de atraso no desenvolvimento infantil, mas existem outros pontos que podem ajudar!
Outros sinais que também podem aparecer — até os 3 anos
Além dos citados acima, podemos mencionar, também, alguns pontos de atenção sobre como vem sendo o crescimento das habilidades neurais e físicas do seu filho:
- Não conseguir fazer contato visual — em até 18 meses;
- Não responder quando o chamam pelo nome — em até 18 meses;
- Não conseguir entender instruções simples — em até 2 anos;
- Não sorrir quando olha para outra pessoa — em até 18 meses;
- Não saber expressar quando está com fome, frio ou precisando de algo — em até 3 anos.
Como diferenciar atraso no desenvolvimento com autismo?
Se analisarmos friamente, os sinais são bastante parecidos. Com isso, se torna muito difícil para não profissionais entenderem as nuances entre um e outro.
Nessas horas, é melhor buscar ajuda de um diagnóstico profissional, porque apenas um especialista vai conseguir discernir corretamente.
No caso do atraso do desenvolvimento, há alguns possíveis tratamentos para auxiliar a criança (dependendo do motivo para tal atraso). Já no caso do autismo, tudo que se pode fazer é adaptar a educação para suas necessidades e abrir um espaço saudável para que ele se desenvolva o máximo possível.
O que fazer ao perceber sinais de atraso no desenvolvimento infantil?
Se você observou bem durante os primeiros meses da criança e percebeu que realmente ela está mais atrasada nos marcos do que o padrão, esse é o momento de buscar um especialista.
Nesse caso, um neurologista infantil é ideal para identificar possíveis problemas neurais que estão o afetando. Além disso, a visita frequente ao pediatra (mensalmente, se possível)!
Com o diagnóstico feito, é possível começar o tratamento. Mesmo não sendo de resultado imediato, os exercícios lúdicos para fortalecimento muscular, correção de postura e reflexos, vão conseguir trazer uma melhoria em meses ou anos.
Além disso, após alguns anos, quando a criança estiver por voltas dos 10 anos, você pode optar por cursos de oratória ou robótica, para estimular o desenvolvimento da criança por meio do aprendizado.
Na Happy, por exemplo, temos cursos que se baseiam na metodologia de aprender brincando e, na prática.
Esperamos ter te ajudado a entender e reconhecer os 5 sinais de atraso no desenvolvimento infantil, lembre-se de sempre buscar um especialista ao perceber que há algo de errado com seu pequeno!