O desenvolvimento de soft skills nas crianças deve ser acompanhado de perto pelos pais. Afinal, estimular a comunicação é uma iniciativa que ajuda a formar estudantes com mais condições de assimilar informações e de interagir com os professores e os colegas em sala de aula.

Desde cedo, as crianças aprendem a interpretar o mundo ao seu redor e a interagir com ele por meio da comunicação oral. 

Este processo começa com gestos simples e evolui para conversas mais complexas à medida que crescem. Falar, ouvir e entender são habilidades fundamentais que o seu pequeno precisa desenvolver para se comunicar eficazmente com colegas e adultos.

Hoje, destacaremos ações que contribuem para os pais darem aos filhos mais possibilidades de desenvolverem a comunicação e de compartilharem experiências de forma positiva. Confira!

1. Procure sempre conversar com as crianças

Por mais que a rotina seja complicada, é necessário reservar um tempo para ouvir os filhos e entender como eles estão se comportando em casa e na escola. O ideal é perguntar sobre as atividades exercidas em sala de aula e o que eles mais gostaram de fazer durante o dia.

Aproveite para questioná-los também sobre as matérias em que eles enfrentaram mais dificuldades ao fazer os exercícios. 

É importante sempre lembrar que você é um exemplo para os filhos. Por isso, vale a pena conversar com eles sobre como tratar as pessoas com respeito. 

Leia também nosso guia do desenvolvimento da linguagem e fala!

2. Crie o hábito da leitura

Para estimular a comunicação com os filhos, é interessante ler livros com eles. A leitura exerce um papel muito importante para a fala, uma vez que fornece uma bagagem excelente de vocabulário. 

Quando o seu pequeno finalizar algum livro, pergunte o que eles compreenderam da história. Essa discussão sobre a história e os personagens ajuda a desenvolver uma compreensão mais profunda das emoções e motivações, além de incentivar as crianças a expressarem suas próprias opiniões e sentimentos de forma construtiva.

Para isso, questione sobre o que eles acharam do comportamento dos personagens e aponte pontos positivos e negativos da postura dos integrantes de uma história. 

Cada livro ou revista em quadrinhos tem uma mensagem que pode contribuir para os filhos conviverem melhor com os familiares e os amigos. 

Procure sempre ouvir o que eles têm a dizer sobre as leituras concluídas e aborde a sua opinião sobre o conteúdo, pois é uma forma de ajudá-los a analisar as informações de uma maneira mais ampla.

Confira também nossas dicas de como falar em público! 

3. Seja participativo na rotina para estimular a comunicação

O que o seu filho faz dentro de casa? Sem dúvida, você sabe a resposta. Por outro lado, é capaz de conversar com ele sobre o que mais gosta de fazer quando não está na escola? Para ter um diálogo mais rico, procure assistir aos filmes e aos desenhos que mais chamam a atenção dele.

A recomendação é destacar pontos interessantes dessas produções e perguntar para a criança como ela entendeu o que foi exibido. Saber o que os seus filhos estão assistindo é fundamental para ter um maior envolvimento com eles e verificar se o conteúdo está contribuindo para a evolução deles. 

Outra forma de estimular a comunicação é levar as crianças para brincarem em locais como parques, praias e pracinhas. 

A convivência com outros meninos e meninas faz com que eles desenvolvam a capacidade de interação social, colaborando para conversarem mais e tenham mais confiança na exposição das próprias ideias.

Mesmo que haja algum desentendimento entre os pequenos, mostre como é relevante ter uma boa comunicação para eles se relacionarem bem com todos. Os pais precisam estar abertos ao diálogo. Caso contrário, não conseguirão dar um bom exemplo de como se deve interagir com as pessoas.

4. Mostre como a tecnologia deve ser usada

Fazer com que as crianças fiquem longe da televisão, dos dispositivos móveis, dos games e das redes sociais é uma missão impossível. Contudo, é perfeitamente viável fazer com que os filhos aproveitem o potencial da tecnologia para se comunicarem melhor.

Por que não disponibilizar um pouco do seu tempo para brincar de videogame com ele? É uma maneira de estar mais perto e de ter assunto para conversar de forma descontraída. Outra alternativa é deixá-lo jogar com outras crianças na sua casa também. 

Com os amigos, os seus filhos podem comentar sobre as estratégias para avançar no jogo e atingir melhores resultados. Se eles já estiverem em uma idade adequada para as redes sociais, o ideal é segui-los e acompanhar o que estão postando.

Não se esqueça de orientá-los sobre os conteúdos que podem ser acessados e publicados nas mídias sociais. Isso evita que desrespeitem algum colega com mensagens negativas em ambientes virtuais. 

Por fim, procure estipular dias e horários para as crianças brincarem de videogame e acessarem as redes sociais quando elas estiverem em casa.

5. Apoie o seu filho na criação de conteúdo para blog ou YouTube

É comum que crianças e adolescentes criem blogs ou canais no YouTube para discutir temas de interesse, como futebol, jogos online e filmes.

Nesse caso, é interessante acompanhar de perto o conteúdo produzido, apontando o que vale a pena ser veiculado. Também elogie a iniciativa do seu filho de expor informações com responsabilidade para divertir e interagir com outras pessoas.

Durante a criação de um texto ou de um roteiro para o vídeo, ele desenvolverá o potencial para expressar ideias e sentimentos. Isso é muito importante para ganhar autoconfiança e se comunicar de maneira mais assertiva.

6. Desenvolva a comunicação do seu filho com a Happy Speech

Estimular a comunicação dos filhos exige um grande esforço dos pais. Por isso, aposte em ações que viabilizem a interação das crianças em diversos ambientes. É nesse cenário que cursos de oratória podem ser fortes aliados! 

O curso Happy Speech é especialmente desenhado para fortalecer as habilidades de comunicação em crianças a partir dos 10 anos. 

Utilizando técnicas que abrangem reconhecimento e interpretação de sinais não verbais, desenvolvimento de competências socioemocionais e a aplicação prática da teoria da comunicação, o Happy Speech proporciona uma bagagem completa para o crescimento comunicativo do seu pequeno.

Objetivos da Happy Speech

Além disso, a oratória pode ser integrada na vida diária das crianças de várias maneiras. Por exemplo, após as aulas, os pais podem discutir com seus filhos os conceitos aprendidos, aplicando-os em conversas do dia a dia. Isso não apenas reforça o aprendizado, mas também transforma a teoria em prática, solidificando as habilidades de comunicação das crianças.

Gostou de aprender como desenvolver a comunicação do seu filho? Esperamos que sim! Aproveite e confira nosso conteúdo sobre inteligência emocional infantil. Até a próxima!

Conheça nossos cursos:

     .  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *