O mundo está sofrendo mudanças significativas no século 21 e as crianças e adolescentes estão crescendo em um mundo muito diferente daquele de seus pais. A tecnologia está em toda parte e afeta como vivemos, trabalhamos, jogamos e, mais importante, como aprendemos. Nossos hábitos, escolhas e até o mercado de trabalho sofrem efeito desta disrupção digital e assim, demanda que nossos jovens desenvolvam novas habilidades  para ter sucesso no futuro.

Se você estivesse nos primeiros anos escola hoje, qual seria sua escolha de carreira? As rápidas mudanças na tecnologia estão transformando as oportunidades e mudando o cenário econômico. Segundo o Fórum Econômico Mundial,  cerca de 65% das crianças irão trabalhar em carreiras que ainda nem existem hoje. O setor educacional deve mudar seu foco de simplesmente preparar as crianças para “carreiras comuns” e prepará-las para a inovação. Elas devem ser capacitadas para trabalhos relacionados à tecnologia e precisam aprender novas competências para não apenas acompanhar os avanços tecnológicos, mas desenvolvê-los e ter sucesso. O mundo precisa de um novo sistema de educação que incentive e estimule as crianças, proporcionando-lhes o aprendizado de que precisam – e merecem – para desenvolver seu potencial. Isso significa fornecer um currículo de aprendizado prático e profissional, juntamente com o estudo teórico. Essa necessidade de mudança nunca foi tão urgente!

Devemos reconhecer que os jovens são indivíduos com diferentes talentos e sonhos. Como tal, nem todas as crianças aprendem da mesma maneira. Assim, apoiar os jovens a descobrir o que eles gostam e no que eles são bons é essencial. Precisamos avançar para um sistema de customização, baseado em um forte núcleo de habilidades e conhecimentos essenciais, que permita aos jovens desenvolver seus próprios talentos e aspirações particulares. E também devemos encorajar e apoiar professores e escolas na resposta de diferentes métodos de ensino. Os jovens vão aprender a enxergar a aprendizagem como algo importante, significativo e valioso e que se deve aprender pelo conhecimento e não por qualquer outro motivo. E apenas assim, estudantes vão entender o poder do conhecimento em todo seu aprendizado ao longo da vida.

O incentivo destas novas habilidades tecnológicas tem apresentado inúmeros benefícios e por isso separamos algumas das habilidades essenciais para crianças e adolescentes no século 21 que a tecnologia ajuda no desenvolvimento.

Uma pesquisa da IBM revelou que os CEOs das grandes empresas – 1.500 deles, de 60 países e 33 setores – apontam a criatividade como a qualidade que as organizações mais precisarão em um mercado complexo e em mudança. Mais do que trabalho duro, disciplina, visão e até integridade, os CEOs viram a criatividade como a força vital necessária para se adaptar e prosperar.

Até mesmo Steve Jobs disse: “A melhor maneira de criar valor no século 21 é conectar a criatividade à tecnologia”. Ele reconheceu que o valor é um conceito de evolução e que como inovação é sempre o nosso objetivo final, a criatividade é o motor que nos leva até lá. Por isso, as instituições que se destacam hoje são aquelas que integram imaginação e resolução de problemas com profunda especialização.

Pesquisas ainda confirmam a importância de um processo de pensamento multidisciplinar e, cada vez mais, descobrimos que a tecnologia educacional nos ajuda a conectar todos esses elementos. As soluções que surgem podem abrir as portas para aplicações criativas de todos os níveis, consertando grandes problemas atuais.

A resolução de problemas e o pensamento crítico referem-se basicamente à capacidade de usar conhecimento, fatos e dados para resolver problemas de maneira eficaz. Isso não significa que você precisa ter uma resposta imediata para tudo, mas precisa entender como avaliar problemas e encontrar soluções. Se crianças forem ensinadas desde cedo a pensar criticamente, terão esta habilidade como guia em todos os momentos de suas vidas.

Tanto o pensamento crítico quanto a solução de problemas são semelhantes, já que suas estruturas se baseiam em abordar e enfrentar diferentes desafios, envolvendo os seguintes procedimentos: fazer perguntas, definir um problema, examinar evidências, gerar ideias, analisar suposições, evitar a simplificação, considerar outras interpretações, gerar soluções e verificar se são aplicáveis ou não.

E quando se trata de pensamento crítico, resolução de problemas e aprendizagem de questionamentos, há muito que pode ser facilitado pela tecnologia. Assim como Bill Gates disse uma vez que “todos devem aprender como programar um computador, porque ele ensina a pensar”, devemos explorar as competências que a tecnologia oferece para melhor lidarmos com o mundo digital.

Hoje, somos receptores passivos de uma imensa quantidade de inovações. Essa explosão de informações só irá aumentar no futuro e, por isso, crianças e adolescentes precisam desenvolver e aplicar efetivamente habilidades de pensamento crítico aos problemas complexos que enfrentarão. A principal razão pela qual os jovens estudantes devem ser encorajados a aprender programar, por exemplo, é porque este conhecimento básico de informática os ajuda a entender lógica e desafios por trás do mundo digital. Pois uma coisa é saber usar essas tecnologias, outro é conhecer a lógica por trás delas.

A vida atual e o ambiente de trabalho exigem muito mais do que habilidades de pensamento e conhecimento de conteúdo. A autoconfiança, além de ser um ingrediente fundamental em todos os aspectos do desenvolvimento saudável das pessoas e muito exigida em uma carreira, é crucial para se relacionar com os outros e encarar tantos desafios sociais como partilhar, colaborar e fazer amigos.

O aprendizado de habilidades tecnológicas permite adaptação a mudanças, flexibilidade e incorporação de feedback de forma eficaz. Também é possível gerenciar melhor o tempo, definir metas com critérios de sucesso tangíveis e intangíveis, equilibrar metas táticas (de curto prazo) e estratégicas (de longo prazo), além de demonstrar compromisso com o processo de aprendizagem. Todas estas e muitas outras habilidades conduzem o desenvolvimento da confiança através da tecnologia.

O desenvolvimento de liderança e trabalho em equipe continua sendo um desafio significativo para as empresas, mas a transição para a organização digital criou possibilidades que podem trazer grande sucesso para negócios no mundo todo. A liderança e a colaboração são habilidades que podem ser desenvolvidas com eficiência por crianças e adolescentes, para que aprendam a trabalhar junto e consigam dinamizar melhor as situações dentro e fora do ambiente de trabalho no futuro. A maioria das organizações não avançou com rapidez suficiente para desenvolver líderes digitais, promover jovens líderes e construir novos modelos de liderança. Assim, jovens que buscam desde cedo habilidades tecnológicas saem na frente no mercado de trabalho.

A evolução tecnológica permitiu que os líderes empresariais criassem empresas mais participativas. Agora, eles podem usar a tecnologia para aumentar a produtividade e melhorar sua liderança por meio da tecnologia. E, em vez de agir de maneira autoritária, os líderes digitais podem se intercalar entre chefe e funcionário, concentrando-se em como aumentar participação em todos os setores e fomentando o  pensamento criativo em suas equipes.

Hoje, como nunca antes, as organizações não precisam apenas de líderes mais fortes, elas precisam de um tipo de líder completamente fora do comum.  A liderança hoje é menos sobre a “arte” de liderar e mais sobre os desafios que as corporações estão enfrentando. O sucesso de um líder de negócios agora se baseia em quão bem eles podem aplicar a tecnologia para a realização dos objetivos da empresa. Por isso, precisamos construir uma nova geração de líderes mais antenados, ágeis e prontos para uso digital.

A habilidade de comunicação é indispensável para se tornar bem sucedido no século XXI e necessária em todas as etapas da vida. Saber ler, escrever e ouvir são componentes essenciais e que podem ser desenvolvidos através das inovações do mundo digital.  A tecnologia está desempenhando um papel muito importante no aprimoramento das habilidades de comunicação de estudantes e a escrita e leitura dos alunos podem atingir máximo potencial usando tecnologia sob a orientação sólida de seus professores.

A tecnologia pode ser usada para melhorar a capacidade de leitura de várias maneiras, seja para melhorar e sustentar os níveis de interesse da geração que nasceu conectada, melhorar o vocabulário, a fluência e até mesmo a compreensão de palavras visuais por meio da leitura em um computador ou tablet. Nas habilidades de escrita, os softwares de processamento de texto promovem não apenas a composição, mas também a edição e revisão de maneiras que simplificam a tarefa de escrever. A publicação eletrônica e a publicação na Web permitem que o trabalho seja levado além da sala de aula para um mundo virtual com interações mais construtivas e, a possibilidade de incorporar outras mídias em um documento escrito (por exemplo, figuras, gráficos, vídeos, etc.) aumenta ainda mais a interatividade na escrita.

A comunicação oral aprimorada por tecnologia é realmente útil, pois permite que estudantes de locais remotos ou de todo o mundo se comuniquem oralmente por meio de ferramentas de videoconferência e áudio. Por exemplo, estudantes brasileiros podem superar o problema do contato insuficiente com falantes nativos da língua inglesa usando ferramentas de áudio e vídeo online para falar com nativos da língua em plataformas seguras e, assim, permitindo o desenvolvimento de habilidades auditivas, vocais, visuais e cognitivas que são importantes no aprendizado linguístico. Realmente, não há dúvida de que o aprendizado de idiomas com auxílio da tecnologia e a comunicação mediada por computadores e smartphones melhoram as experiências de ensino e aprendizagem nas áreas de linguística e inteligência de linguagem.

Cada vez mais, a principal atração da tecnologia para os jovens é a participação em uma cultura digital global. A internet permite que as pessoas se conectem com qualquer parte do mundo e criem experiências compartilhadas, em um conteúdo online que traz o sentimento de inclusão. Os jovens são capazes de fazer amizade com um grupo de pessoas muito maior e culturalmente diversificado. Eles estão usando aplicativos para cantar, postar fotos, criar vídeos, fazer amigos, compartilhar interesses e socializar com pessoas de todo o mundo. Mantêm-se atualizados, compartilham sua própria linguagem ou gíria e participam de uma comunidade global.

Com o aprendizado da tecnologia, crianças e adolescentes podem crescer no mundo digital com inúmeras habilidades sociais e culturais, entre elas podemos citar: saber quando é apropriado ouvir e quando falar, interagir efetivamente com outras pessoas, ter uma conduta respeitável e profissional, trabalhar efetivamente em equipes, respeitar as diferenças culturais e trabalhar de forma eficaz com pessoas de diversas origens sociais e culturais, responder de maneira aberta a diferentes ideias e valores, alavancar as diferenças sociais e culturais para criar novas ideias e aumentar a inovação e a qualidade do trabalho.

Sobre a Happy Code

A Happy Code é uma escola de tecnologia e inovação, criada a partir da necessidade do ensino de competências digitais para uma geração que já nasceu conectada. Nosso método de ensino é baseado no conceito global STEM – Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática – que trabalha disciplinas fundamentais na formação de alunos mais preparados para lidar com os novos desafios da era digital.

Oferecemos cursos interativos de programação, desenvolvimento de games e aplicativos, robótica com drones, Internet das Coisas e mais, introduzindo os alunos a um ambiente inovador como o exigido pelo mundo atual. Por meio do aprendizado baseado em projetos, nosso conteúdo estimula o raciocínio, a criatividade e o pensamento crítico.

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