É impossível negar o poder do Youtube no mundo moderno! Adquirida pelo Google em 2006, a plataforma hoje é a maior concentradora de vídeos da internet e ganhou em 2015, o título de segunda maior ferramenta de pesquisa online. O YouTube perde apenas para o Facebook em número de usuários (que soma 1,5 bilhões de perfis ativos mensalmente) mas mantêm números de acessos impressionantes. O YouTube hoje tem mais de um bilhão de usuários, o que representa quase um terço dos usuários da Internet. Diariamente, essas pessoas assistem bilhões de horas de vídeo, gerando bilhões de visualizações nos mais de 500 uploads que são feitos por minuto. A plataforma está presente em 88 países em 76 idiomas diferentes e atinge mais pessoas do que qualquer canal de TV no mundo.
O formato de vídeo sempre foi querido na internet, e segundo uma pesquisa feita pelos usuários do Facebook em 2017, é a mídia favorita dos internautas. No Brasil, a forma como as pessoas consomem conteúdo também mudou, hoje as pessoas passam em média 149 minutos por dia em seus smartphones e 113 minutos na frente da TV. A experiência que o usuário busca assistindo um vídeo no Youtube nunca foi tão criteriosa. Estamos buscando cada vez mais conteúdo de qualidade pra assistir na palma de nossas mãos e quem quer produzir esse tipo de material deve estar preparado para se adequar às tendências da plataforma.
A rede criou ainda uma geração de novas celebridades, os youtubers. Além de ser um hobby para os jovens e uma maneira de se expressarem, a produção de vídeos no YouTube vem se tornando um negócio rentável. Eles ganham dinheiro expondo produtos e marcas em seus vídeos e participando de eventos. O youtuber Whindersson Nunes, por exemplo, tem um canal de humor com vídeos chegando a mais de 10 milhões de visualizações, com estimativa de ganhos com inserção de anúncios entre R$ 55.000 a R$880.000 reais por mês.
Para Katia Damasceno, gerente de Social Media da agência Fess’Kobbi e especialista em marketing digital, os youtubers já ocupam lugares que antes eram ocupados por atores e celebridades. “Isso vai acontecer justamente porque o youtuber hoje é alguém muito próximo das pessoas. Ela ilustra representatividade e tem uma relação muito próxima do público”, explica Katia em uma entrevista para o Estadão.
Há uma febre entre a nova geração para ser um Youtuber e as motivações são variadas, por isso conversamos com a youtuber Bianca Tatto, conhecida como Bibi, que é a número 1 em visualizações por mês entre as meninas gamers do Brasil, sobre como é ser uma youtuber. Bibi mora em São Paulo e postas vídeos de Minecraft, posta vlogs e também ama cantar músicas em seu canal que tem mais de 500.000.000 visualizações. Desde pequena, sempre gostou de fazer vídeos falando de assuntos diversos pelo simples fato de gravar e, até então, nunca havia postado algo “profissional”. Agora seu canal já alcança mais de 4 milhões de inscritos e seu sucesso explora o mundo do youtube, carreira musical e até lançou dois livros!
“Tem uma galera que fala que se o canal não deu certo é porque não era pra ser. Mas se você quer, é pra ser! Então tente sempre melhorar seu conteúdo, procure métodos para alcançar seu público e busque para que as pessoas se identifiquem com o que você fala nos seus vídeos”, explica Bibi.
Vida de youtuber realmente não é fácil. Por isso, montamos 10 dicas que vão te ajudar a criar um canal de sucesso.
1. Escolha o tema do canal
O que você vai falar? Pense em um tema que você goste e que tenha como divulgar em formato visual. É importante entender esses dois pontos para estruturar um canal que seja a sua cara e que te motive a gravar os vídeos. Por exemplo, se você gosta de maquiagem e sabe muito sobre o assunto, talvez este possa ser o tema do seu canal. Não fique preso também em apenas um assunto, tente pensar em algo que chame a atenção do seu público e os divirta. Você pode escolher temas que estão sempre em alta como notícias, humor, games, culinária ou tutoriais, mas também pode escolher algo bem específico. Talvez o público não seja tão grande, mas você sempre pode conseguir uma audiência ativa e lucrativa.
2. Defina seu público
Conhecer seu público é essencial na formulação de estratégia do canal e a criação de conteúdos interessantes e úteis capaz de atraí-los e transformá-los em inscritos ativos. A partir do tema do seu canal você deve definir para quem vai transmitir sua mensagem. Você quer atingir crianças ou adultos? Homens ou mulheres? Quais são seus hábitos? Qual o nível de escolaridade? Quais as causas que apoiam? Quais manifestações são contra? O que gostam de fazer no tempo de lazer? Quanto tempo eles ficam online? Claro, que todo canal deve traçar o perfil a partir de suas características, mas todos devem entender com quem vai falar antes de ligar a câmera para gravar.
3. Saiba qual o equipamento necessário
Nesta etapa, o ideal é definir os equipamentos necessário para gravar o seu vídeo. Faça um orçamento a partir do que você pode comprar no momento – um bom equipamento faz a diferença, mas não é tudo. Se não pode comprar uma câmera, faça com o celular ou outro dispositivo, o importante é entregar um conteúdo relevante e interativo. Quando possível, invista em um tripé, iluminação, um microfone, um computador de maior qualidade, placa de captura e software de edição. É muito importante que todos os vídeos tenham boa qualidade de imagem e também é válido que antes da postagem verifique se o áudio está em condições de ser compreendido e a mensagem entregue ao usuário.
4. Tenha uma boa iluminação e cenário
Para um vídeo com boa qualidade é fundamental que tenha iluminação. Se não tem condições de comprar iluminação, use sua criatividade. Procure gravar os vídeos com a luz solar, improvise um abajur ou lâmpada de led forte, que ilumine principalmente o foco do vídeo. Como na maioria dos vlogs, seu rosto é o destaque, ele deve estar bem iluminado. Também é importante manter o ambiente em silêncio, para evitar ruídos no vídeo. Peça para todos na casa ficarem mais quietos, desligue aparelhos da casa como ar-condicionado, máquina de lavar e TV e até mesmo procure gravar longe de ruas movimentadas e locais com muito barulho.
O cenário deve ser bem organizado e limpo. Procure adaptar com coisas relacionadas ao tema do seu canal, assim seus inscritos podem se identificar ao clicarem em seu vídeo. Se não pode comprar algo agora, procure decorar com coisas que encontrar na sua casa. Com criatividade e esforço você pode conseguir criar um cenário bem bacana. Sua roupa também vai fazer parte do cenário, então procure se adequar ao seu público e com o que você está falando.
5. Edite seus vídeos
É extremamente necessário saber como editar um vídeo de sucesso. As ferramentas de edição têm uma linguagem própria, cheia de termos um tanto incomuns para quem não é do ramo, mas entender todos os aspectos desta prática pode facilitar a ambientação no processo de edição de vídeos. O espectador prefere vídeos curtos, que pode ser resolvido com uma montagem dos takes na edição, assim, controlando o tempo do vídeo e o deixando mais interessante.
Adicionar gifs, imagens ou trechos de vídeos trocando a legenda são alguns exemplos de como a edição pode tornar o seu vídeo mais engraçado e atrativo. Lógico que nada disso pode ser aleatório. Certifique-se de que aquilo faça sentido com o seu conteúdo. Se o seu canal for de negócios e tiver um público empreendedor talvez essa opção não seja a melhor. Editando seus vídeos você pode também inserir trilha sonora e animações que mostram a identidade do seu canal.
Uma dica valiosa é já pensar em como será a edição do material enquanto estiver gravando. Utilize de ferramentas para otimizar a produção dos vídeos e facilitar a decupagem e edição final. Alguns programas podem ajudar você a fazer um canal no Youtube com vídeos de qualidade, melhorando a iluminação, removendo ruídos e estabilizando o vídeo, são eles: Corel Video Studio, Windows Movie Make, Final Cut, Sony Vegas, ShotCut e Jahshaka.
6. Estabeleça uma frequência de gravação
Manter uma periodicidade de postagens dos vídeos é importante para todo canal no Youtube. Programe seu cronograma para ter tempo suficiente para gravar, editar e postar, com pelo menos 3 dias de antecedência. Comece com 1 vídeo por semana e teste sua organização durante esse período, a partir daí você consegue entender quantos vídeos consegue produzir mensalmente. É recomendado que se tenha sempre 1 vídeo reserva, caso o vídeo que irá postar atrase durante todo o processo. Mas não deixa tantos vídeos gravados se seu canal depende de atualizações e novidades do mundo.
A youtuber Bibi conta que batalhou para conseguir sua audiência. “Eu comecei como uma brincadeira, não sabia editar, não sabia gravar… Tudo que fiz tive que correr atrás. Me inspirava nos grandes youtubers e postava vídeos todo dia no canal, mesmo com 100 visualizações, porque eu via que meus youtubers favoritos postavam todos os dias, então eu também tinha que postar todo dia”, explica Bibi.
7. Divulgue corretamente nas redes sociais
Utilize das redes sociais para fomentar o acesso ao seu canal. Seja no Facebook, no Twitter, no Instagram ou qualquer outra rede, é importante espalhar a ideia do seu canal. Procure publicações que chamem a atenção do seu público e inicie um diálogo direto nos canais de comunicação que ele mais utiliza.
No Youtube, tente chamar a atenção através do título e palavras-chave. Quando estiver postando um vídeo, insira também tags que tenham muita busca e algumas também bem específicas. É importante que seus vídeos sejam encontrados na pesquisa quando alguém procurar sobre determinado tema.
8. Seja autêntico e original
Se você quiser se destacar, deve haver um diferencial! Ser autêntico é fundamental para se transformar em um youtuber de sucesso. Do ponto de vista dos jovens, ser autêntico significa “ser você mesmo” e se apresentar de mesma maneira descontraída e, embora as transmissões dos youtubers tenham evoluído do ponto de vista técnico, o YouTube permite aos produtores de conteúdo criar muita coisa inovadora. Inclusive incentiva novos conteúdos, pois essa liberdade criativa favorece o surgimento de personalidades e formatos inovadores e originais. Ser bem humorado também é fundamental para atrair a atenção das novas gerações. Apresentar-se de modo leve e descontraído parece ser a chave para se aproximar dos jovens. Não é de se espantar que os youtubers mais famosos no Brasil publicam vídeos divertidos e com muito humor.
9. Fique de olho em todas as redes
Procure ler os feedbacks dos vídeos e pedir sugestões. Tendo os principais assuntos do canal definidos a partir da opinião pública faz com que todos estejam interessados nos tema, te tira da zona de conforto e traz mais visualizações. O Youtube possibilita a criação de novos formatos, quadros e é flexível para muita inovação.
O YouTube também permite muita interação nos comentários e calcula seu número de inscritos, que recebem notificações por e-mail toda vez que saem vídeos novos no canal. Mas não se esqueça que ainda tem gente no Facebook, Twitter ou Instagram que precisa ser avisada das novidades por meio dessas redes.
10. Não desista!
O YouTube pode, sim, ser uma nova forma de alcançar sucesso, mas talvez seja frustrante se o foco for esse. Faça um canal no Youtube se sonha em entreter as pessoas, passar conhecimento ou algum motivo maior que uma placa de 1 milhão de inscritos. Faça por um sonho maior! É preciso ter flexibilidade para entender as novas possibilidades de hoje, entender as ferramentas para melhores edições, conteúdos e alcançar os objetivos do seu canal.
Nunca deixe que lhe digam que não vale a pena acreditar num sonho que se tem, ou que seus planos nunca vão dar certo, ou que você nunca vai alcançar seus objetivos. Quem acredita e realiza, sempre alcança.
Desejemos o maior sucesso no seu canal do Youtube!
Aprenda como ser um youtuber na Happy Code!
A Happy Code oferece o curso de Youtuber em suas unidades. Este curso é sucesso no período de férias e, agora, foi adaptado para o modelo regular, com duração ampliada. Os alunos entre 8 a 17 anos aprendem como criar um canal desde a ideia inicial, sobre ferramentas do Youtube, técnicas de gravação, edição de vídeos, roteiros e direitos autorais, além de aprender a criar vinhetas, corrigir erros de gravação e técnicas de captura de tela e sonorização. Além disso, são orientados sobre direitos e deveres, formando cidadãos digitais conscientes.
Sobre a Happy Code
A Happy Code é uma escola de tecnologia e inovação, criada a partir da necessidade do ensino de competências digitais para uma geração que já nasceu conectada.
Nosso método de ensino é baseado no conceito global STEM – Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática – que trabalha disciplinas fundamentais na formação de alunos mais preparados para lidar com os novos desafios da era digital.
Oferecemos cursos interativos de programação, desenvolvimento de games e aplicativos, robótica com drones, Internet das Coisas e mais, introduzindo os alunos a um ambiente inovador como o exigido pelo mundo atual. Por meio do aprendizado baseado em projetos, nosso conteúdo estimula o raciocínio, a criatividade e o pensamento crítico.