10 Benefícios de aprender inglês na infância

O inglês vem se tornando cada vez mais importante no Brasil, seja no mercado de trabalho, vestibular ou até mesmo nas escolas. Mesmo assim, muitos pais ainda se perguntam se vale a pena colocar as crianças no inglês logo cedo.  

Por isso, hoje elencamos 10 benefícios de aprender inglês na infância, siga a leitura e confira!

1. Desenvolvimento da fala, pronúncia e expressão

Aprender uma segunda língua enquanto está aprendendo a materna é super vantajoso, justamente porque a criança que passa por esse processo costuma ter uma pronúncia muito mais natural e próxima do falante nativo.

E tem uma explicação para isso: o conjunto de órgãos que realizam a emissão da voz ainda estão se desenvolvendo. Ou seja, o pequeno amadurece e cresce já com estímulos de outra língua.

Mas os benefícios de aprender inglês na infância não param por aí. Porque uma fala melhor também abrange toda a expansão da habilidade comunicativa, não apenas da pronúncia. 

Isso porque aprender um novo idioma tem efeito direto no desenvolvimento da fala e da comunicação, já que te ‘empurra’ a sair da sua zona de conforto e treinar sua forma de se expressar aos outros. Assim, sua capacidade comunicativa acaba melhorando.

Isso pode ser especialmente bom para crianças com dificuldades em se expressar, porque irá estimular o desenvolvimento comunicativo de outras formas, potencializando sua melhoria.

2. Ajuda no desenvolvimento da cognição e memória

Como as crianças ainda não têm as funções cerebrais tão desenvolvidas, o aprendizado de uma nova língua ajuda a melhorar e potencializar o cognitivo. 

Isso porque eles, justamente por não estarem tão formados, conseguem criar novas conexões neurais com facilidade, exercitando bastante o cérebro — e isso ajuda a desenvolvê-lo.

Durante o processo de aprendizagem de uma língua estrangeira, o cérebro precisa fazer novos caminhos para armazenar e processar novas informações, ou seja, ele é treinado e estimulado durante todo o processo de aprendizagem. 

Com isso, as funções cognitivas de memória e atenção se mantêm afiadas por todo esse estímulo e desenvolvimento cerebral, se tornando grandes benefícios de aprender inglês na infância.

3. Contato com outras culturas

Aprender um novo idioma vai muito além de apenas aprender a falar, escutar e escrever, afinal, durante as aulas são sempre apresentados pontos culturais sobre os países falantes desse idioma.

Esse contato ajuda a desenvolver senso de coletividade e entendimento geral de situações mundiais por meio da empatia.

Aprender a ter essa visão focada no outro é importante em todas as idades, em especial na infância, porque assim os pequenos já crescem com a mente mais aberta para entender o outro e conhecer novas culturas sem muitos julgamentos — o que é ótimo para o desenvolvimento de um serzinho pronto para viver em sociedade.

4. Garante melhor acesso à educação bilíngue ou estrangeira

O ensino bilíngue vem crescendo cada vez mais no Brasil e inúmeros pais buscam intercâmbios para seus filhos aprenderem em outros países. 

Com o inglês na ponta da língua, os jovens conseguem, com muito mais facilidade, participar de algum desses. Por meio de um bom curso de inglês para crianças e adolescentes, o próximo a estudar na Irlanda, por exemplo, pode ser seu filho!

5. Garante fluência na vida adulta

Como já mencionamos, o inglês aprendido desde a infância ajuda muito na pronúncia e isso também se reflete na fluência. 

Em resumo, a criança que aprende desde novinha não precisa pensar em português primeiro e depois mudar pro inglês na hora de falar, porque ela já acostumou o cérebro, desde novinha, a pensar na segunda língua também.

6. Garante um futuro globalizado

Mesmo que o inglês não seja a língua mais falada do mundo (que no caso seria o mandarim), ela ainda é a mais utilizada mundialmente para conversação entre países, a tornando uma língua global. 

Por isso, se você busca um futuro brilhante e globalizado para o seu pequeno, não perca tempo e coloque-o para aprender essa língua.

7. Oferece melhores opções no futuro profissional

Uma das grandes preocupações dos pais é com o futuro dos pequenos. Por isso, qualquer benefício para o futuro profissional do pequeno, é vantagem, não é mesmo?

Esse é um dos benefícios de aprender inglês na infância: por garantir fluência, boa pronúncia, facilitar intercâmbios, ensinos bilíngues, e estimular a fala, uma pessoa que aprendeu a língua desde pequeno pode conseguir melhores opções no futuro profissional graças a todas essas qualificações.

Ou seja, se você busca formas de semear um futuro incrível para seu filho, não deixe o inglês de lado!

Confira também: Aulas de inglês para crianças — parceria Happy e Centro Britânico!

8. Melhora o aproveitamento escolar

Em primeiro lugar, o inglês é uma matéria escolar e é muito difícil aprender apenas com as aulas semanais no colégio. Por isso, ter aulas extras vai garantir que seu filho aprenda e tire notas boas. 

Mas não é apenas sobre as matérias de línguas. Ele ajuda nas funções cognitivas, no raciocínio e na facilidade do aprendizado — tudo relacionado ao ato de aprender/estudar é favorecido e estimulado —, podendo ajudar, então, em todas as matérias.

9. Reduz a timidez

Existem dois grandes pontos aqui. Normalmente uma turma de inglês costuma ser bem menor do que uma turma de colégio, o que ajuda um pouco a deixar os tímidos menos desconfortáveis. 

Além disso, é uma aula que demanda a fala e a comunicação, o que pode tirá-los um pouco da zona de conforto, os estimular a se expressar e falar mais, ajudando a combater a timidez aos poucos.

10. É mais fácil

Apesar de muitas pessoas terem dificuldade com o inglês, a realidade é que essa é uma língua bem mais simples de se aprender. 

Enquanto o inglês tem 12 formas de conjugar um verbo, por exemplo, o português tem 26 (dentro dos tempos verbais simples, compostos, nominais simples e nominais compostos). O inglês é uma língua muito mais fácil do que a nossa, o que a torna muito mais tranquila de aprender.

Sem contar que tudo isso se torna ainda mais fácil quanto mais novo o aluno é, afinal, os pequenos são esponjinhas de absorver conhecimento.

Esperamos que os benefícios de aprender inglês na infância que trouxemos tenha te animado para começar o estudo do seu filho. Se você tem um filho(a) entre 7 e 17 anos, ou é um jovem nessa faixa, considere a matrícula em nosso curso de inglês, o Happy English. 

Ele foi montado em parceria com o Centro Britânico, mesclando seu conhecimento cultural e da língua com nossa metodologia LET de aprender — aqui a criança é a protagonista de sua própria jornada, aprende enquanto coloca seus conhecimentos em prática, e faz tudo isso brincando e se divertindo! Conheça mais sobre nós!

Conheça nossos cursos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *