Não é novidade que as crianças têm facilidade para dominar novas tecnologias e explorar as possibilidades, não é mesmo?
Há muitas crianças e adolescentes que se inspiram nesse mundo de possibilidades que a tecnologia proporciona e buscam descobrir mais informações para aprender a criar e tornar o mundo melhor. Para muitos inventores, esse desejo de ajudar os outros e mudar o mundo vem em uma idade muito precoce. Com o uso da tecnologia, jovens são capazes de construir protótipos e inventar dispositivos que tenham real impacto na nossa sociedade. Conheça cinco crianças e adolescentes que estão transformando o mundo através de suas habilidades tecnológicas.
1. Kenneth Shinozuka (19)
O Alzheimer é uma das doenças que mais ameaçam a saúde no mundo todo, inclusive entes queridos de Kenneth Shinozuka. Ele se lembra de ter quatro anos de idade, andando em um parque no Japão, quando seu avô de repente se perdeu. Sua família então conseguiu diagnosticar a doença, fazendo com que Kenneth quisesse fazer algo para saber se o avô estaria seguro quando saísse de casa. Assim, aos 15 anos, Kenneth projetou um sensor de pressão que, quando ativado por um passo, enviaria uma mensagem para o smartphone dos cuidadores de seu avô. Sua invenção, nomeada de Safe Wander, permite que os membros da família vejam quando um parente sai de sua cama e monitorem sua atividade por meio de um aplicativo móvel que armazena dados a longo prazo. As famílias podem então levar essas informações a um médico para atualizações em tempo real sobre a condição do paciente.
2. Hannah Herbst (16)
Hannah quer fornecer água potável e uma fonte de energia sustentável para as pessoas nos países em desenvolvimento. Assim, inventou a Ocean Energy Probe, um dispositivo que converte as correntes oceânicas em energia utilizável por meio de um gerador. Hannah imprimiu em 3D seu design, e acredita que ao ampliar seu protótipo, será capaz de converter corrente suficiente em energia para alimentar três baterias de carro em menos de uma hora. Hannah quer usar sua invenção para energizar bombas de dessalinização de água e converter água salgada em água potável. Sua invenção é um grande solução para a falta de água potável em alguns países litorâneos, e por isso ganhou o prêmio Young Scientist Challenge da 3M.
3. Lalita Srisai (16)
Um dia, enquanto caminhava em sua terra natal, a indiana Lalita Srisai notou que os fazendeiros haviam descartado enormes pilhas de espigas de milho, deixando-as ao lado da estrada. Ela trouxe um para casa, colocou-o em uma tigela de água e notou que, mais tarde, a água parecia mais limpa. Logo, ela estava experimentando espigas de milho secas e sua capacidade de absorver contaminantes da água.
Srisai acredita que pode comercializar o dispositivo para os agricultores para que façam purificação da água de maneira mais fácil e barata. O filtro de espiga de milho remove 80% das impurezas, incluindo detergentes, óleos e outras partículas. A invenção ganhou o Prêmio de Impacto Comunitário da Feira de Ciência da Google em 2014.
4. Mark Leschinsky (13)
Enquanto acontecia o surto do Ebola de 2014, Mark Leschinsky, de 9 anos, de New Jersey nos Estados Unidos, sentiu que queria ajudar. Ele viu um problema na maneira como os uniformes dos trabalhadores eram ineficazes, percebendo que 900 profissionais de saúde foram infectados por usarem uniformes convencionais. Então, Mark inventou um uniforme auto-desinfetante projetado para manter os trabalhadores seguros ao tratar os pacientes. O traje tem três camadas, uma camada interna impenetrável, uma camada central com bolsos cheios de solução desinfetante e uma camada externa perfurada que permite que a solução mate os vírus da roupa. Em 2015, Mark foi introduzido na Galeria de Jovens Inventores dos Estados Unidos.
5. Ann Makosinski (20)
Quando criança, Ann Makosinski passava horas mexendo e experimentando seus brinquedos e outros objetos do cotidiano ao seu redor para criar suas primeiras invenções. Quando Makosinski tinha 15 anos, ela criou um protótipo para uma lanterna alimentada pelo calor da mão. Esta invenção foi o resultado de um projeto científico do nono ano e o objetivo de Makosinski era fornecer uma solução prática para pessoas com acesso limitado a energia e eletricidade.
Como parte de um projeto no ensino médio, Makosinski criou o “e-Drink”, uma caneca de café que recolhe o excesso de calor de uma bebida quente enquanto esfria. Uma caneca isolada modificada que captura a energia térmica da bebida quente, armazena-a como eletricidade em uma bateria interna e a disponibiliza para carregar um dispositivo externo, como um telefone. Com a bateria atual da caneca pode prolongar a vida de um iPhone em aproximadamente 10 a 30 minutos. Ela ganhou o Prêmio de Excelência em Empreendedorismo Sustentável de 2015 e suas duas invenções têm causado fervor internacionalmente desde que criação.
Aulas de tecnologia e inovação permitem aprendizado com diversão
A maioria das pessoas ainda pensa que programação e robótica são conhecimentos difíceis de serem assimilados, mas ao contrário disso até mesmo as crianças podem aprender os conceitos ainda pequenos e começar a criar os próprios jogos, aplicativos, drones e construir um mundo repleto de possibilidades.
As crianças e adolescentes devem aproveitar essa relação com as novas tecnologias para se transformarem em novos criadores. Além disso, esse aprendizado ajuda no desenvolvimento de novas habilidades como, por exemplo, na facilidade no aprendizado de uma nova língua, melhor raciocínio lógico e organização das ideias e facilidade no trabalho em equipe. Com certeza, esse conhecimento vai ajudá-las ingressar no mercado de trabalho e construir uma carreira promissora.
Sobre a Happy Code
A Happy Code é uma escola de tecnologia e inovação, criada a partir da necessidade do ensino de competências digitais para uma geração que já nasceu conectada. Nosso método de ensino é baseado no conceito global STEM – Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática – que trabalha disciplinas fundamentais na formação de alunos mais preparados para lidar com os novos desafios da era digital.
Oferecemos cursos interativos de programação, desenvolvimento de games e aplicativos, robótica com drones, Internet das Coisas e mais, introduzindo os alunos a um ambiente inovador como o exigido pelo mundo atual. Por meio do aprendizado baseado em projetos, nosso conteúdo estimula o raciocínio, a criatividade e o pensamento crítico.