A tecnologia é uma aliada para o aprimoramento de habilidades nas crianças e nos jovens. Hoje, há diversos jogos de programação que fazem sucesso no mundo inteiro e proporcionam aos jogadores a possibilidade de aperfeiçoar o raciocínio lógico e manter o foco em resultados.
Os games despertam cada vez mais interesse em crianças e adolescentes e seus benefícios vão além do lazer proporcionado, afinal, exigem bastante criatividade e desenvolvem o pensamento computacional de quem joga.
Neste post, destacaremos 3 jogos que ajudam no desenvolvimento de habilidades de programação. Confira!
1. Minecraft
Para quem procura um game que aperfeiçoe a imaginação das crianças, o Minecraft é uma boa opção. Disponibilizado em várias plataformas (desktop, tablets etc.), o jogo se caracteriza pela construção de objetos por meio de várias ferramentas.
O Minecraft funciona como se fosse um Lego Digital, em que os ambientes são criados ao longo das partidas.
Dessa forma, os jogadores desenvolvem a criatividade e a capacidade de articular ideias, fatores imprescindíveis para o uso de códigos de programação.
As crianças podem, por exemplo, explorar o game para quebrar blocos e juntar objetos para a construção de uma casa.
Ter o pensamento organizado e direcionado para determinadas ações é um passo importante para o desenvolvimento de softwares.
Outro ponto positivo do Minecraft é a possibilidade de contar com vários jogadores ao mesmo tempo.
Assim, os participantes adquirem a capacidade de trabalhar em equipe e de resolver eventuais problemas de forma mais rápida e inteligente.
2. Roblox
É um jogo online com vários jogadores, o que estimula a capacidade de enfrentar cenários diferentes – aspecto que deve ser levado em conta por quem deseja entrar no mundo da programação.
Inicialmente, o Roblox tinha como objetivo ser uma ferramenta educacional para apresentar conteúdos de física para as crianças.
Como os jogadores foram ganhando espaço para criar as próprias temáticas dentro do game, a desenvolvedora Roblox Corp. foi estimulada a tornar o jogo uma ferramenta livre.
Ou seja, os participantes ganharam a possibilidade de criar vários mundos e obstáculos ao longo da jornada.
A liberdade de criação é algo que exerce um fascínio sobre os programadores, porque incentiva a sair da zona de conforto e a procurar soluções para as demandas do público-alvo.
O Roblox tem uma plataforma em que é possível criar, distribuir e monetizar jogos. Ou seja, é um dos jogos de programação que mais estimulam os desenvolvedores.
3. Lego Worlds
Destaca-se por possibilitar a construção de cenários com mais liberdade e riqueza de detalhes do que o Minecraft.
Um de seus aspectos mais positivos é o fato de reforçar a criatividade dos jogadores e dar mais autonomia, características valiosas para os que desejam investir na programação.
O Lego Worlds tem uma interface de alto nível, o que permite a elaboração de estruturas complexas em poucos segundos.
Os jogadores são incentivados a modificar os cenários ao conhecer mundos onde há animais e criaturas fantásticas.
Tirar os participantes da zona de conforto é uma das marcas desse game. Para quem tem interesse em desenvolver habilidades de programação, vale a pena se aventurar no Lego Worlds.
Conhecer jogos de programação é uma atividade interessante para crianças e adolescentes terem um contato mais próximo com códigos para a criação de softwares.
Se você está à procura de alternativas para aprimorar o talento do seu filho no segmento de tecnologia, vale a pena conferir os cursos rápidos da Happy Code. Afinal, o conhecimento é imprescindível para abrir novos caminhos!