Brincar é um aspecto natural da condição humana. Como explica um artigo da Faculdade de Educação da Universidade de Cambridge, “todas as crianças e a maioria dos adultos se envolvem em atividades lúdicas, incluindo brincadeiras físicas, brincadeiras com objetos, brincadeiras simbólicas, brincadeiras falsas e brincadeiras com regras” e frequentemente associamos brincadeiras com nossas melhores lembranças e experiências mais enriquecedoras na infância. No entanto, os jogos são mais do que uma mera atividade superficial com o único propósito de diversão, pois também têm um propósito muito mais prático e nobre – o aprendizado. Este mesmo estudo abordou os benefícios da brincadeira humana e os pesquisadores verificaram que os jogos têm um papel claro na educação e apoio do bem-estar emocional e na boa saúde mental, criatividade e competência social de crianças e adolescentes. Dessa maneira, podemos concluir que quando aliados à educação têm o potencial de contribuir para o desenvolvimento econômico, social e cultural da nossa sociedade.
Um outro estudo europeu de 2013 constatou que as crianças ensinadas ciências e tecnologia através de brincadeiras adquiriram uma maior compreensão dos conceitos científicos do que aquelas que foram instruídas por meio de métodos tradicionais. Descobriu, ainda, que experiências positivas obtidas através de atividades lúdicas e criativas baseadas na inovação podem desempenhar um papel imenso no desenvolvimento do interesse dos estudantes.
Talvez o grande desafio dos educadores seja proporcionar aulas interessantes e atraentes, independentemente da idade dos alunos. Quando falamos de educação de crianças e adolescentes, deve-se pensar na inclusão de brincadeiras e jogos nas estratégias pedagógicas da instituição, indo muito além de uma mera diversão na hora do recreio. O brincar no ensino passa pelo desenvolvimento de atividades que ajudem no processo de ensino e aprendizagem. Essas atividades auxiliam a criança a pensar e a resolver problemas, estimulando o pensamento, a troca de saberes e noções como tempo, espaço, distância e força, além do desenvolvimento afetivo, social e motor.
Os pais também têm um papel fundamental na preparação dos espaços, seleção dos jogos e brinquedos e dos contextos a serem explorados, proporcionando à criança um ambiente de qualidade e enriquecedor da imaginação infantil, que estimule as interações sociais com outras crianças, familiares e amigos e o desenvolvimento pessoal.
Novos modelos de educação devem promover em suas práticas de ensino e metodologia, a integração entre os aspectos físicos, emocionais, afetivos, cognitivos, linguísticos e sociais da criança, entendendo que ela é um ser com potencial a ser desenvolvido. Desta forma, brincar, expressar-se, cuidar-se, agir e responsabilizar são partes do todo de cada indivíduo e gradativamente vão sendo aperfeiçoados no contato com as pessoas e o ambiente que as estimulam.
Sobre a Happy Code
A Happy Code é uma escola de tecnologia e inovação, criada a partir da necessidade do ensino de competências digitais para uma geração que já nasceu conectada. Nosso método de ensino é baseado no conceito global STEM – Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática – que trabalha disciplinas fundamentais na formação de alunos mais preparados para lidar com os novos desafios da era digital.
Oferecemos cursos interativos de programação, desenvolvimento de games e aplicativos, robótica com drones, Internet das Coisas e mais, introduzindo os alunos a um ambiente inovador como o exigido pelo mundo atual. Por meio do aprendizado baseado em projetos, nosso conteúdo estimula o raciocínio, a criatividade e o pensamento crítico.