Através dessas ferramentas de aprendizado, os alunos aplicam os conceitos de uma forma divertida e instigante que abrem uma nova porta de possibilidades e sonhos.
Já pensou em uma criança de cinco anos aprendendo a lógica de programação brincando com um robô? Isso é possível na Happy Code! A escola especializada, que está em expansão por todo o país, lançou o curso de introdução à programação para crianças, com o aprendizado focado na utilização de uma metodologia adequada a essa faixa etária em específico.
A escola utiliza nas aulas, os robôs Dash & Dot criados nos Estados Unidos pela empresa Make Wonder e utilizado em diversas escolas americanas e também, no Brasil, com exclusividade dos alunos da Happy Code. Até mesmo o presidente Barack Obama teve a oportunidade de conhecer os robôs e aprender a programá-los em um evento de divulgação sobre a importância do ensino de programação para crianças e adolescentes.
Como é o curso de programação com robôs
As aulas são dinâmicas e despertam ainda mais o interesse das crianças em aprender novos conhecimentos. Através dos projetos a serem executados, eles desenvolvem o poder do trabalho em equipe, da criatividade, do pensamento lógico e também, da criação. Com os princípios da programação, os alunos criam entradas nos blocos que os ajudam a construir uma conexão com os conceitos abstratos. Assim, geram comandos aos robôs gerenciando a velocidade, direção, ângulo e também, eventos sensoriais. Com essas ações, as crianças podem fazer com que os robôs respondam com voz, dancem, cantem e até mesmo direcionar o comportamento do novo amigo.
O aprendizado a introdução da lógica de programação com os robôs Dash & Dot para crianças traz diversos benefícios e mesmo que no futuro, não se interessem em seguir a área de tecnologia como profissão, vão se destacar no mercado e nos estudos, por conta das habilidades que foram desenvolvidas ainda na infância.
Dash e Dot: muito mais que robôs, são amigos do aprendizado
As crianças já nascem no meio da tecnologia e tem grande contato com ela desde pequenos. Por isso, além de curiosas sobre o funcionamento e a criação, elas têm facilidade em lidar com os equipamentos, jogos e aplicativos. Ao contrário de muitos adultos que ainda tem a visão de que é muito complicado programar.
Com os robôs, elas se sentem confiantes e entusiasmadas por conta da possibilidade de pensar nos comandos e criá-los para controlar Dash & Dot.
Elas também, podem utilizar vários aplicativos disponíveis que se diferem pela idade, níveis de aprendizado e estilos de jogos. São eles: Wonder, Path, Xylo, Blocky e Go.
Happy Code nas escolas com os robôs Dash e Dot
Com o objetivo de levar o acesso ao ensino de programação e robótica para todo o país, a Happy Code, além das aulas em unidades próprias, também conta com o curso nas escolas tradicionais, que oferecem a seus alunos como curso extracurricular. Os robôs Dash & Dot, também podem ser utilizados nas aulas, através do modelo In School.
Unidades da Happy Code no Brasil
A escola foi inaugurada no mês de julho do ano passado e conta com diversas unidades no país: Campinas, Valinhos, Americana, Piracicaba, Sorocaba, Alphaville (Barueri), Perdizes, no Estado de São Paulo. Também, em Fortaleza, no Ceará e em breve irá inaugurar oficialmente unidades no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte.
Além do curso de introdução a lógica de programação para crianças de cinco anos, a Happy Code também oferece vários cursos para alunos de seis a dezessete anos, que tem o interesse de aprender a criar os próprios jogos profissionais, aplicativos, drones, a se tornar um YouTuber de sucesso, ou aina a criar os próprios mods para o Minecraft.
Leia mais:
Dash & Dot visitaram Presidente Barack Obama na Casa Branca
Crianças e adolescentes aprendem programação e robótica interagindo com os robôs Dash & Dot